Novos voos ao Aeródromo Regional

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Novos voos ao Aeródromo Regional

Por

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) quer ampliar o número de hangares no Aeródromo Regional do Vale do Taquari. Antes disto, porém, é preciso ocupar as estruturas já existentes. Hoje são seis no complexo construído quase às margens do Rio Taquari. E só um possui contrato firmado com o poder público. Diante do quadro, os dirigentes da E-Log buscam novos interessados para os espaços. No momento, ao menos duas empresas de Lajeado e Estrela demonstraram muito interesse na utilização do local. O próximo passo será apresentar as possibilidades ao empresariado da região alta do Vale, mais especificamente em Encantado.

Ontem, durante entrevista ao programa Frente e Verso, a presidente da E-Log, Elaine Strehl, apresentou o novo gestor do Aeródromo Regional de Estrela, o piloto comercial Matheus Brandt. Com apenas 27 anos de idade, ele começou a voar antes mesmo de completar 18 anos. É um apaixonado pela aviação e agora tem a missão de profissionalizar o uso das pistas de pouso e decolagem, além de buscar a ampliação e pavimentação da pista, e implantar as novas medidas de segurança (para evitar pássaros e travessia de pedestres, especialmente) exigidas pela criteriosa Anac. E há muito a ser feito nos próximos meses.

Brandt foi categórico ao falar sobre as oportunidades: “As pessoas têm que ver o Aeródromo como porta de entrada de novos investimentos”. Segundo ele, o espaço recebe aeronaves todos os dias. Na maioria dos casos, os tripulantes são empresários ou investidores que visitam a região para vislumbrar novas oportunidades de negócios, ou para verificar o andamento de empresas já em funcionamento. E, para esses empreendedores, o tempo é dinheiro. Para eles, uma viagem de carro de 1h15min até o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é prejuízo. De avião, eles levam 20 minutos. Em suma, é preciso investir para aumentar a competitividade.

 

O tempo e a Languiru

O anúncio da possível demissão de 500 funcionários da Languiru estremeceu o Vale do Taquari nessa quarta-feira. Dirceu Bayer, o presidente da Cooperativa, abriu o jogo diante de dezenas de prefeitos, assessores e imprensa regional. E a indigesta notícia chega um dia após ele visitar o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), que inclusive estará amanhã em Estrela amanhã, durante o ato de inauguração da nova unidade da própria Languiru, junto ao complexo portuário. Ora, se o assunto ainda não estava na pauta dos prefeitos ou do Executivo estadual, o timming escolhido para o anúncio das demissões deve corrigir esse “pouco-caso”.

Emendas impositivas em Lajeado?

O mecanismo já foi incorporado ao dia a dia dos vereadores de Encantado. Por lá, cada vereador pode destinar de forma individual até R$ 75 mil para demandas da comunidade, privilegiando quem eles bem entenderem. É muito semelhante às emendas parlamentares distribuídas em Brasília. Em Lajeado, o assunto costuma ventilar com frequência nos bastidores. Ao menos dois parlamentares de dois partidos que “não se bicam” iniciam articulação junto aos colegas do plenário. E alguns poucos já negaram a indecente proposta.

Novo momento à Amvat

Foto: Divulgação

Ovelha, estrogonofe de frango, lasanha e linguiça bem apimentada. Esse foi o almoço proporcionado pelo novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o prefeito estrelense Elmar Schneider, logo após a sua aclamação na manhã de ontem. Quem esteve por lá, elogiou. Mas deixando de lado o aspecto gastronômico da assembleia geral realizada nessa quarta-feira, é preciso observar a nova composição da diretoria.

Como havíamos publicado anteriormente, Schneider buscou prefeitos das principais cidades para ficar ao seu lado e, por ventura, assumirem o protagonismo em determinados momentos. É o caso do gestor de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), ex-presidente da Amvat. Resumindo, Schneider “horizontalizou” a chefia da entidade. Um movimento interessante.

TIRO CURTO

• Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) gaúcho, Alexandre Postal foi reconduzido ao cargo ontem, durante a Sessão Plenária Especial de Recondução da Administração para 2023. Postal é natural de Guaporé.
• Prefeito de Estrela, Elmar Schneider ainda não escolheu o substituto de Fabiano Diehl na direção do setor de comunicação da prefeitura, que andou bastante agitado. Diehl deixa a função hoje, e assume como assessor do deputado federal, Luiz Carlos Busato (União Brasil).
• O projeto de lei que estima a receita e fixa as despesas públicas de Encantado foi aprovado na câmara de vereadores. A previsão é de R$ 129,5 milhões em 2023.
• Também em Encantado, os vereadores aprovaram a proposta do Executivo para regulamentação do Polo da Universidade Aberta do Brasil (Uab), que já existe no município desde 2008. A mudança ocorre frente às novas diretrizes do Capes.
• Décio Marobin é o novo presidente da Societa Italiana Tutti Fratelli, em Lajeado.
• Suplente de vereador em Lajeado, William Hoppe (PT) assume a vaga de Sérgio Kniphoff (PT) até o fim do ano.
• Ainda sobre a câmara de Lajeado, a Comissão Temporária Especial de Acessibilidade de Mobilidade solicitou prorrogação de 180 dias para conclusão dois estudos/trabalhos.
• Por fim, a vereadora de Lajeado Ana da Apama (MDB) questiona se “as duas rotatórias junto ao Parque Ney Arruda estão em conformidade com o código de trânsito brasileiro”.
• O governo de Lajeado realiza, por meio de QR Code publicado em cartazes nos ônibus, pesquisa para avaliar o serviço de transporte público coletivo. A ferramenta está disponível até dia 22. É uma exigência contratual, e que não foi cumprida nos dois primeiros anos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais