Romaria reúne fiéis de todo o RS no domingo

ENCANTADO

Romaria reúne fiéis de todo o RS no domingo

Mais de 3 mil pessoas são esperadas para a 70ª Romaria Paroquial de Nossa Senhora de Fátima. Festividade celebra também os 105 anos dos relatos de aparição da santa

Por

Romaria reúne fiéis de todo o RS no domingo
O preparo para a romaria começou na quarta-feira, com o início do tríduo. Programação encerra no domingo, com almoço festivo. Crédito: Divulgação
Encantado

Devotos de todo Rio Grande do Sul terão um mesmo destino neste domingo, 11. A 70ª Romaria Paroquial de Nossa Senhora de Fátima deve reunir cerca de 3 mil pessoas que se encontram na Paróquia São Pedro e seguem até o Santuário dedicado à santa, em Lajeadinho.

O preparo para a romaria começou na quarta-feira, com o início do tríduo. Até sexta-feira, 9, as missas ocorrem no Santuário, às 19h. No sábado, a celebração religiosa será na Igreja São Pedro, às 18h30. No domingo, antes da procissão, ocorre missa na Igreja Matriz às 8h30.

Na sequência, os fiéis iniciam a carreata. A recepção será na empresa Bianchini, com bênção de carros e, depois, caminhada até o santuário. A Missa Campal será às 10h30, seguido do almoço, no valor de R$50. Conforme o presidente da Paróquia, Gilmar José da Rosa, são 22 organizados para festa e mais 30 colaboradores para auxiliar no domingo.

Fé de toda cidade

Encantado é o único município do estado que tem um santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima. Relatos da aparição da santa na cidade completam 105 anos em 2022 e o santuário, 70 anos. O idealizador foi o padre Aroldo Murer, homenageado em julho com uma estátua ao lado do local.

“Para nós é um marco religioso muito forte. Antigamente, o dia 8 de dezembro era até feriado municipal”, conta Gilmar. A data celebra o dia de Imaculada Conceição, uma das representações da santa.

O padre Genoir Pieta destaca ainda que a devoção não se restringe apenas a uma localidade. “Tanto que a festa de domingo não é só da comunidade, é uma celebração de toda a paróquia”, diz. Para o religioso, a expectativa é que o público seja tão grande como em anos anteriores.

Acompanhe
nossas
redes sociais