Vereadores mudam limites em projeto de novo bairro

LAJEADO

Vereadores mudam limites em projeto de novo bairro

Grupo de pessoas que residem no Montanha não quis a desvinculação da área atual. Presidente do Legislativo espera colocar proposta em votação nas próximas sessões

Por

Vereadores mudam limites em projeto de novo bairro
Futuro bairro homenageia um dos principais pontos turísticos da cidade. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Após pedidos de moradores insatisfeitos, o projeto de lei que cria o bairro Jardim Botânico sofreu modificações. Uma emenda foi protocolada nessa semana na câmara, com novas delimitações da área. O texto é assinado pelos vereadores Deolí Gräff (PP) e Éder Spohr (MDB), idealizadores da proposta.

Desde junho em análise no Legislativo, o texto estabelece os limites do bairro. Caso seja aprovado pelos vereadores, será o 28º legalmente constituído na cidade. O território é formado a partir de áreas dos bairros Montanha, Moinhos D’Água e Bom Pastor e fica próximo de rodovias como a ERS-130, a ERS-413 e a BR-386.

Com a modificação na redação inicial, Gräff acredita que o caminho está livre para que o projeto entre em pauta e seja votado ainda este ano na câmara. Na próxima terça-feira, 6, a sessão deve ficar restrita à apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA), conforme previsto no regimento interno.

Reunião com moradores

Um dos motivos para que o projeto ficasse travado no Legislativo foi o descontentamento de moradores do bairro Montanha que seriam afetados pela mudança e criação do novo bairro. O grupo se reuniu com os vereadores e defendeu a permanência na localidade atual.

Os vereadores atenderam a solicitação e o ponto próximo ao campo de futebol permanecerá no bairro Montanha. A delimitação do bairro Moinhos D’Água também foi modificada com a emenda.

Espera

O Executivo de Lajeado têm optado por não se manifestar sobre o projeto de lei e vai esperar os desdobramentos na câmara para analisar a possível criação do bairro. Caso o município silencie – ou seja, não sancione, nem vete, a matéria retorna ao Legislativo para o presidente promulgá-la.

Hoje, Lajeado conta com 27 bairros legalmente constituídos. Os mais recentes são o São Bento e o Floresta, que formavam a mesma localidade, mas foram divididos por meio de lei municipal aprovada e sancionada em 1998.

Delimitações

– Ponto de partida é ao norte, pela BR-386, e segue em direção Sul, pela rua Felipe Schneider até encontrar a Avenida Benjamin Constant;

– Retorna em sentido oeste até a rua Arlindo Brietzke e permanece na via a rua Ana Judite Pitol. Depois, segue um dente no lote 112 da rua Edmundo Odilo até a esquina da rua Alcira Machry Schossler com a rua João Valentin Gabriel;

– Segue pela rua 1º de maio, sentido oeste, até o Arroio Saraquá e margeia a ERS-130, ao Sul, até encontrar a rua Carlos Spohr Filho;

– Segue a oeste pela avenida dos Ipês e sobe em direção Norte na mesma avenida até encontrar a BR-386 novamente.

Acompanhe
nossas
redes sociais