Comunidade exige mais segurança após sequência de acidentes no trevo

MARQUES DE SOUZA

Comunidade exige mais segurança após sequência de acidentes no trevo

Comissão de Marques de Souza pretende encaminhar a CCR ViaSul o pedido para conclusão de acessos ao município

Por

Atualizado sexta-feira,
02 de Dezembro de 2022 às 08:08

Comunidade exige mais segurança após sequência de acidentes no trevo
Dois acidentes foram registrados nesta semana no mesmo local envolvendo automóveis e caminhões. Crédito: Divulgação
Marques de Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A sequência de acidentes registrados no trevo de acesso de Marques de Souza preocupa moradores, motoristas e empresários. Nesta semana duas colisões com danos materiais aconteceram no mesmo local. Em um dos acidentes, as ocupantes do veículo eram crianças. Na manhã de ontem, 1º, dois automóveis se envolveram em uma colisão. Um deles fazia travessia das pistas de forma irregular.

O trecho de 20 quilômetros entre Marques de Souza a Lajeado está em obras desde julho de 2021. Desde então, o trevo foi o local mais problemático. Inclusive com dois óbitos, de um motociclista e de um pedestre.

O empresário Rodrigo Lahm trabalha em uma oficina em frente ao acesso. Segundo ele, são episódios de indefinição por partes dos motoristas que transitam no local. “Com duas pistas, o pessoal se perde um pouco, não sabe se vai para um lado ou por outro.”
Cristiano Agostini mora nas proximidades faz mais de 40 anos. Segundo ele apesar do local estar em obras, a imprudência é a principal causa dos acidentes.

Agilidade nas obras

A conclusão de obras no entorno do trevo será assunto da próxima reunião entre a Comissão de Representação e a CCR Via Sul. O grupo foi criado em julho deste ano por vereadores e empresários que mensalmente encaminham demandas à concessionária responsável pelas obras.

Conforme o presidente do grupo, morador de Linha Perau me vereador Amenófis Stacke (Republicanos) o tema é prioridade, tendo em vista o elevado número de acidentes. “Queremos que a empresa conclua as obras o mais breve possível. O fechamento de acessos improvisados e a redução de altura sobre a ponte do Arroio Tigrinho facilitaria um retorno mais seguro. Isso está previsto no projeto e precisa ser concluído para garantir mais segurança”.

A comissão pretende apresentar também um projeto de via lateral na localidade de Picada Flor. A intenção é fazer uma nova ponte baixa na propriedade de Heinz Kruger e uma passagem lateral ao lado do ginásio da Sociedade Esportiva até a Metalúrgica Girardi. A medida facilitaria o trânsito e deslocamento de máquinas pesadas.

Nota da CCR ViaSul

A CCR ViaSul sugere atenção à sinalização no local. A concessionária projeta concluir os trabalhos neste trecho no início do próximo ano.
Reforça que as obras na região do acesso à Marques de Souza ainda estão em andamento. Dessa forma, orienta aos motoristas para que respeitem a sinalização, reduzindo a velocidade ao trafegar.

A Concessionária continua atuando nas obras de adequação das pontes já existentes (alargamento das estruturas) do primeiro trecho da duplicação, em Marques de Souza.

Ainda assim, o cronograma da CCR ViaSul prevê a continuidade dos trabalhos finais na região do km 325 para o começo do ano que vem, com a conclusão de elementos como a implantação das faixas de aceleração e desaceleração em ambas as pistas, com a devida sinalização (horizontal e vertical), implantação de barreira central divisora de pistas, bem como melhoria do retorno sob o Rio Tigrinho e da ponte da várzea Marques de Souza.

Acompanhe
nossas
redes sociais