Um documento oficial para a região

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Um documento oficial para a região

Por

“Precisamos internacionalizar o turismo do Vale do Taquari”. Essa frase foi dita por Edson Brum, na ante-sala da Rádio A Hora, em novembro de 2021, antes de uma entrevista que concederia aos microfones da 102.9. Na época, Brum era secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, e analisávamos o despertar do turismo regional. E digo mais, disse Brum: “Vocês – Grupo A Hora – precisam liderar a produção de um documento que possa reunir toda essa riqueza e potencial que temos aqui. E precisa ser no mínimo em duas línguas”, provocou na época o secretário, que recebia na capital comitivas de investidores do mundo inteiro, mas não havia material para apresentar o Vale do Taquari.

Crédito: Filipe Faleiro

Agora tem. O livro “Vale do Taquari – Uma região seleta no Rio Grande do Sul espera você”, lançado na Expovale nessa sexta-feira, passa a servir de documento oficial da região. Ele reúne 42 cidades numa obra inédita pelo estilo e conteúdo. Bilíngue (português e inglês), se conecta com o mundo e permite uma compreensão global sobre quem somos, o que temos e para onde vamos.

Para quem vem ou para quem vai, tem neste livro a matéria prima ideal para conhecer ou para vender a nossa região. Ele será parte indispensável na mala de nossos líderes políticos e empresariais, que viajam o país e o mundo em busca de atrair investidores e estabelecer um conceito virtuoso sobre nossas 42 cidades.

É uma obra que amplia o entendimento sobre nossa composição étnica, cultural e econômica, com destaque para as atrações e os potenciais turísticos espalhados em cada canto dessa região.

Além dos exemplares que serão entregues para cada município que aderiu à publicação, o livro está disponível a preços especiais no estande do Grupo A Hora durante a Expovale. Vídeo especial – a compilação do livro impresso está retratado em um vídeo igualmente inédito sobre a região. Ele está disponível neste link e te convoca para uma viagem virtual, dos já consolidados aos mais desconhecidos pontos turísticos da região dos Vales.


Expovale afasta a ressaca das eleições

A maior feira regional não poderia vir em melhor hora. Numa região em que o presidente Jair Bolsonaro ganhou a eleição em todos os municípios – exceto Canudos do Vale – o incômodo com o resultado das urnas invadiu mentes, empresas e instituições.

Na mesma semana em que os militares entregam ao TSE resultado sobre a checagem das urnas eletrônicas e nada encontram para tirar a vitória de Lula, impõe-se a tarefa de brasilidade e de civismo. É hora de virar a página. Vamos parar com essa história de terceiro turno.

Nada melhor do que uma feira do tamanho e proporção da Expovale + Construmóbil, para liderar esta retomada e afastar a ressaca que se instaurou após a vitória de Lula. O parque do Imigrante é palco de exposições de encher os olhos. Estandes de alto nível dimensionam toda a virtude e o potencial econômico da região e despertam, uma vez mais, todo orgulho em sermos o Vale do Taquari.

A previsão é receber 150 mil visitantes e movimentar algo perto de R$ 100 milhões em negócios. É um incremento e tanto para esta reta final de ano e mostra um clima favorável aos negócios. Olhar para traz, se lamentar e se preocupar com o futuro é uma escolha. É uma escolha, também, virar a chave, trabalhar e não esperar pelos governos ou desgovernos que virão.

E tem mais: as perspectivas econômicas para 2023, feitas agora, são melhores daquelas previsões aterradoras feitas para 2022. Ou seja, o mundo corporativo não tem espaço para perda de tempo com agendas e retóricas contraproducentes.

E é por tudo isso que a Expovale + Construmóbil é ainda mais importante. Porque representam a virada de página necessária para fecharmos bem 2022 e encararmos 2023 com o otimismo e o estímulo indispensáveis para quem busca o sucesso. Aliás, este foi até aqui, independentemente de governos, o antídoto para os problemas tributários, jurídicos e estruturais que insistem em perseguir o Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais