Fala sério

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Fala sério

Por

Propaganda política em época de campanha costuma ser um festival de soluções mágicas e promessas incumpríveis pelos tradicionais integrantes da Escola de Samba Unidos da Demagogia Barata.

Segundo esses “especialistas” em falar o que alguns gostam e querem ouvir (e não o que deviam ouvir…), basta ter a tal de vontade política, sacudir a varinha mágica e dizer “plim-plim”, e tá feito o carreto.

Alguns deles garantem com os pés juntos que vão abrir uma sucursal do paraíso em seis meses, conciliar os interesses da guilhotina com o pescoço em menos de um ano, e até conseguir fazer uma cruza de quero-quero com pica-pau em médio prazo. E sabe-se lá que raio de cria pode dar.

Outros são do tipo “vasilinão”, feito muçum ensaboado. Sempre em cima do muro, não entram em nenhuma bola dividida, vão levando a campanha igual biruta de aeroporto, chuleando pra ver de onde vai soprar o vento mais forte. Pra garantir uns votos de uns lados e não perder votos de outros, costumam não ser a favor e nem contra nada, antes pelo contrário.

“Neutros por enquanto”, como diz o Cumpádi Belarmino, disfarçando até os apoiamentos e claras conexões que podem “pegar mal”, também por enquanto.

Tem gente que gosta. Mas eu prefiro quem tem posições claras e que fale sério, sem demagogia barata, mesmo o que eu não goste muito de ouvir. Eles também existem, e não são poucos.


Receita de bolo

Eu sinceramente estava pensando seriamente em preencher a coluna desse ¨finde¨ com diversas receitas de bolo. Pra evitar qualquer problema para o meio de comunicação em função dessa liberdade de expressão meio esdrúxula que anda vigorando nos últimos tempos.
Mas não encontrei o livro de receitas da patroa para doces e tortas em geral. O meu é só de comidas salgadas.


LÍNGUA MORTA?

Sapientiam autem non vincit malitia  (“a malícia não vence a sabedoria”).

Uma das grandes vantagens em citar frases em latim é que sempre dá um ar de muito conhecimento, mesmo que se diga uma grande besteira. Mas acho que não é caso dessa frase específica. A malícia até pode ganhar um ou outro jogo, mas jamais ganhou um campeonato. Até porque se a malícia ganhasse da sabedoria, acho que a humanidade já teria ido pro saco há muito tempo…


Profetas do Passado

Você que está chegando agora, criticando o que está feito, devia estar aqui contribuindo na hora de fazer, quando ninguém sabia muito bem o que tinha que ser feito


SAIA JUSTA

Pra não colocar o meio de comunicação em uma baita saia justa, tem que fazer piruetas e ginásticas nas opiniões emitidas em épocas de eleição. Isso é chamado de liberdade de expressão nos dias de hoje. Tem gente que gosta…


Bateu na porta errada

Pois dia desses o meu cumpádi Belarmino sofreu uma infecção no testículo esquerdo e se foi ao povoado pra consultar com um especialista em urologia.

Entrou no prédio mas se enganou de porta e foi parar num escritório de advocacia. Quando explicou seu caso, o advogado esclareceu:
– O senhor deve estar enganado, a minha especialidade é o Direito.

O cumpádi se surpreendeu:

– Barbaridade! Especialista no direito! Impressionante como evoluiu a medicina…


MELIPONITERAPIA

Só pra lembrar: dias 4 e 5 de novembro tem encontro de Meliponicultores em Forquetinha, no aprazível Parque Christoph Bauer. Vale conferir. E vida que segue…


CINE BRASIL APRESENTA

A Vida Continua (duplo com) As Águas de Março


O TIME MEU X O TIME TEU

Militante ¨de fé¨: É uma calúnia afirmar que o meu candidato tem duas caras! Ele tem seis, uma para cada ocasião. É um democrata!


SAIDEIRA

– E aí, meu chapa! Como é que vão as coisas?
– Vão bem. O problema não é como as coisas
vão, mas como
elas vêm…

Acompanhe
nossas
redes sociais