“Quero seguir nos esportes equestres e sempre me dedicar para evoluir”

ABRE ASPAS

“Quero seguir nos esportes equestres e sempre me dedicar para evoluir”

Depois de ser campeã da categoria Junior Femina nas provas classificatórias do Freio de Ouro Jove, Gabriela Thaís Henz, 18, participou, nesta semana, da primeira final na competição, ao lado da égua Querência Azul Devassa.

Por

Atualizado sexta-feira,
28 de Outubro de 2022 às 14:33

“Quero seguir nos esportes equestres e sempre me dedicar para evoluir”
Crédito: Divulgação

O gosto por cavalgar vem de família? Quando começou o envolvimento com os cavalos?

Meu pai e meu avô sempre tiveram cavalos pra uso no campo e algumas cavalgadas da região. Quando eu tinha 1 ano e 5 meses nasceu meu pônei, e a partir dali não desgrudei mais dele, hoje estamos há 17 anos juntos. Foi ele que me ensinou a amar os cavalos.

O que te motivou a transformar o gosto pelo cavalo em um esporte?

Em 2018 comecei a me interessar e pesquisar sobre esportes equestres, e me encantei com o Freio Jovem por ser uma prova que os cavalos necessitam ter diversas habilidades e o conjunto, cavalo e cavaleiro, precisa estar em completa sintonia. Porém, somente comecei a treinar em novembro de 2021, quando encontrei o Centro de Treinamento Guilherme Pereira em Cruzeiro do Sul, que faz treinamentos para essa modalidade.

O que mais gosta na prática?

Eu gosto de praticar esse esporte porque cada dia mais busco estar em maior sincronia com a minha égua, busco ter uma melhor equitação e gosto de entender melhor como funciona a mente dos cavalos.

Em qual modalidade você treina? E como ela funciona?

Treino para o Freio Jovem. É um esporte baseado no Freio de Ouro profissional, mas voltado para jovens. A prova possui diversas etapas, como andadura, figura, volta sobre patas e esbarradas, aparte, bayard sarmento e paleteadas. Nela, cada etapa tem uma pontuação específica a ser conquistada pelo cavalo e ginete e quem obtiver melhor nota na soma de todas as etapas, é o grande campeão.

Como foi a competição?

Para chegar na final do Freio Jovem que ocorre em Esteio, precisamos passar por etapas classificatórias. A minha ocorreu em Jaguarão no mês de abril, onde sai campeã da categoria Júnior Feminina. A final aconteceu de 19 a 23 de outubro em Esteio, no Parque Assis Brasil. A competição foi incrível e muito legal, pois vai muito além de estar competindo um lugar no pódio. É também sobre fazer novas amizades, se dedicar, persistir, ter empenho, amor e muita sintonia com nossos cavalos.

Qual teu sentimento em ter participado?

Gratidão. Sempre tive o sonho de correr o Freio Jovem, principalmente por ser necessário muita dedicação e amor para ter evolução, pois são diversos detalhes que mudam totalmente nosso desempenho. Sem a equipe do Centro de Treinamento Guilherme Pereira, a minha família e os veterinários, nada disso seria possível. Sou muito grata a todos eles.

O que planeja daqui pra frente?

Quero seguir no meio dos esportes equestres e sempre me dedicar para evoluir. Estar nesse meio me proporciona muita paz, esperança e alegria. É um ambiente muito bom de estar.

Acompanhe
nossas
redes sociais