Em quem você vai votar?

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Em quem você vai votar?

Por

Cheguei em casa por volta das 21h dessa segunda-feira. Minha filha, Bibiana, de 7 anos, tinha de fazer os deveres da escola e me sentei próximo para ajudar. De repente, ela me pergunta:

– Pai, em quem você vai votar?

Respirei fundo e pedi para ela se aproximar. Precisava esclarecer, afinal de contas, política é coisa de adulto.

– Filha, olha aqui, o papai quer conversar contigo. Isso é importante. Quem vier te perguntar se é Lula ou Bolsonaro, apenas diga: o voto é secreto. Esse assunto não diz respeito aos outros e não tem por que crianças conversarem sobre isso.

– Mas pai…

Ela tentou me interromper. Não deixei. Essa história de que não podemos ficar em cima do muro, que é preciso se posicionar sempre, eu não concordo. Claro que podemos nos distanciar dos extremismos e a Bibi precisava entender. Antes dela falar mais uma palavra, elevei o tom:

– Agora o papai está falando, escuta. Deixa eu terminar. Tem muita gente brigando por causa disso. Não vale a pena fazermos inimizade por política. Sempre responda: o voto é secreto – ressaltei o que gostaria que ela falasse aos colegas.

Ela me olhava com uma carinha muito atenta. Também parecia entender a gravidade daquele tema e, inclusive, concordava com a cabeça.
Pensei comigo mesmo: “estou conseguindo”, e continuei:

– Mesmo que escute a mamãe e eu conversando sobre isso, você não deve dizer aos outros como a gente vai votar, quais são nossas preferên…

A Bibiana me interrompeu antes de terminar a frase. Esticou a mão com a palma aberta, em um sinal de “espera aí um pouquinho” e assumiu a dianteira no diálogo:

– Tá bom pai, já entendi. Não é isso. Queria saber se você vai votar no professor Claudinho ou na professora Nair para a direção da escola?

 

 


DIVULGAÇÃO

Para cima e avante!

Estudantes do IFSul Lajeado são os campeões da 32ª Jornada Nacional de Foguetes, promovida pela equipe da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além da conquista de uma medalha de ouro e uma medalha de prata, a instituição ficou com a 2ª melhor colocação do RS e a 1ª colocação entre as escolas públicas.

A medalha de ouro veio para Felipe Bruxel e Eduarda Camilo, ambos do 4º ano do Ensino Médio Integrado em Administração. O foguete deles alcançou 188 metros. A prata foi para a equipe de Samuel Steffler e Tiago Steffler, do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Automação Industrial, com alcance de 146 metros. Ambas as equipes tiveram orientação do professor doutor Ismael de Lima.


Em Lajeado, 200 alunos infrequentes

O Programa do Ensino e da Educação (PENSE) dessa terça-feira abordou o projeto “Busca Ativa Escolar e Recuperação de Aprendizagens”, iniciativa do Ministério Público do RS e que Lajeado passou a ser signatário.

A Rádio A Hora 102.9 recebeu a conselheira tutelar, Ana Paula Wolff, e a orientadora educacional da Secretaria de Educação de Lajeado, Lisete Lermen Friedrich. Pelo acompanhamento dos órgãos, há 200 alunos com fichas de infrequência escolar. Desses, são 110 da rede estadual (de Ensino Médio, na maioria) e 90 nos últimos anos do Fundamental do município.

Em tempo

Essa iniciativa do Ministério Público é uma das finalistas do 19º Prêmio Innovare. Os vencedores serão conhecidos no início de dezembro, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Crédito: Reprodução

Acompanhe
nossas
redes sociais