Logística reversa de embalagens plásticas

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Logística reversa de embalagens plásticas

Por

A consulta pública para o decreto que institui a logística reversa de embalagens plásticas se encerra em dez dias. Foi aberta em 6 de outubro e vai até 4 de novembro. Até agora, recebeu apenas 59 contribuições. Acesse o www.gov.br/participamaisbrasil/decreto-embalagens-de-plastico para opinar.

Impactos

O sistema, quando estiver em vigor, impactará fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, que precisarão estruturar e implementar sistemas para o retorno dos produtos e embalagens (ou o aproveitamento em outros ciclos, entenda-se reciclagem) após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

Meta

Conforme o Marco Legal do Saneamento, a meta de reciclagem de embalagens plásticas para os estados da região Sul é de 5,27% até o próximo ano e 8% até 2032.


Difícil acesso

Em mais uma etapa de coleta de amostras de água, desta vez por terra, eu, o biólogo Cristiano Steffen e os técnicos do Unianálises Henrique Barzotto e Everton Prediger nos deparamos com diversos tipos de lixo em locais de difícil acesso. No arroio Lambari, em Encantado, encontramos uma lâmpada fluorescente dentro d’água, sobre a pedras.

Contaminação

A lâmpada fluorescente, ao quebrar, emite vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os. Em aterro, as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d’água, chegando à cadeia alimentar.

Outros achados

Nas matas que chegam aos arroios Jacaré, em Encantado, e Grande, em Arroio do Meio, encontramos fraldas descartáveis, viandas de isopor, sacos plásticos, garrafas e latas de bebida.

Lixeira cheia

No rio Taquari, em Encantado, no local conhecido por Descida do Picão, tem uma lixeira pública. Estava lotada. Considerando que era segunda-feira, o movimento foi grande no fim de semana, e o cuidado com o meio ambiente, também.


Ação e conscientização I

A Semana Lixo Zero segue com programação até sábado. Hoje tem as lives Lançamento da “Cartilha do Lixo” e “Economia Circular, Teoria e Prática”. Também ocorre a campanha “Sacola de Pano – troque 1kg de alimento por uma bag”.


Ação e conscientização II

Amanhã, a programação é extensa – acesse coletivolixozerors.com. O destaque é a mesa redonda “Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos”, às 19h, no auditório do prédio 20, (Tecnovates), com o titular da Promotoria Regional de Meio Ambiente, Sérgio Diefenbach, o professor e pesquisador Odorico Konrad e a autora do livro “Cidades Lixo Zero”, Tainá Wanderley. Inscrições no site do Lixo Zero.


Bromélia, a flor vilã

Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, falou sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além das vasilhas, garrafas e outros locais que acumulam água – próprios para o mosquito depositar seus ovos – as bromélias são grandes vilãs. Pelo formato das folhas, mantêm escondido um reservatório de água da chuva. Uma bromélia sai por cerca de R$ 100, e pode custar uma vida. Tudo bem, não é preciso exterminar a planta, mas deixá-la em área abrigada é uma boa atitude.

Acompanhe
nossas
redes sociais