Um flerte com a censura

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um flerte com a censura

Por

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria agir de forma discreta durante o pleito eleitoral. É como o árbitro de futebol. Quanto menos ele aparece, melhor para o espetáculo. Mas, e isso não chega a ser uma surpresa, o órgão julgador aparece quase como um protagonista direto do pleito, e flerta perigosamente com um dos maiores traumas do período militar: a censura à imprensa.

Desta vez, ao limitar a liberdade de expressão de interlocutores da Jovem Pan, que estão impedidos de usar determinados argumentos e termos a respeito da notória condenação de Lula, o TSE acaba por controlar ou mesmo ditar o discernimento do eleitor.

Não por menos, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) emitiu nota. A entidade considera “preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões”. Além disso, a Abert cita que “as restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão”. Por fim, ressalta que “a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo e do direito do cidadão de ser informado”.


Assédio eleitoral no Vale

Ao menos um inquérito será aberto na Comarca de Lajeado para investigar assédio eleitoral cometido em uma empresa da região. A informação foi repassada ontem pelo promotor de justiça Sérgio Diefenbach, durante o programa Frente e Verso. Mas os agentes do judiciário sabem (assim como boa parte da população) que há muito mais casos recorrentes em outros empreendimentos, geralmente contra eleitores de Lula (PT).

Por vezes, a coação é discreta. Ou em tom de brincadeira. Muitas vezes o constrangimento ao funcionário é escancarado, gerando temor também em colegas. E como disse o agente do MP, é um ato covarde.


Recado na academia

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univates aproveitou a movimentação da Feira de Cursos da universidade para mandar um recado sobre o racismo.

No cartaz, eles utilizaram frases escritas ou ditas pela primeira-dama de Lajeado, que nesta semana utilizou as redes sociais para comentar de forma bastante questionável sobre o caso do artista Seu Jorge, que foi vitima de racismo durante recente show em Porto Alegre.


Potabilidade em análise

O Ministério Público abriu um “Procedimento Administrativo de acompanhamento de Políticas Públicas” para “acompanhar a potabilidade da água em algumas escolas municipais e estaduais localizadas nos municípios de Candelária, Gramado Xavier, Poço das Antas, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Tabaí e Taquari”. Por ora, é apenas uma fiscalização de rotina por parte da procuradora de justiça Vanessa Saldanha de Vargas, que atua na promotoria de Justiça Regional de Santa Cruz do Sul.


TIRO CURTO

• O governo de Lajeado encaminhou para a câmara o projeto de lei que prevê a doação de duas áreas de terrenos para construção do Hospital da Fundef.

• Felipe Diehl (PL), que concorreu ao cargo de deputado federal neste ano, foi empossado na quarta-feira como Secretário Parlamentar no gabinete do deputado estadual Onyx Lorenzoni (PL), que hoje concorre ao cargo de governador do RS.

• O importante Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari completa 24 anos. Para celebrar a data, a corporação realiza uma solenidade nesta sexta-feira, às 10h, no auditório do SESC, em Lajeado.

• O governo de Estrela realiza no dia três de novembro a licitação para contratar a empresa para locação, instalação e manutenção da decoração natalina, que embelezará a Rua Fernando Abott, a popular rua do calçadão.

• Nesta semana, os vereadores de Encantado Roberto Salton (PDT) e Andressa de Souza (MDB) participam de mais um curso realizado pela AGAP Assessoria e Treinamento, em Porto Alegre. Para tal, cada um recebeu R$ 1,4 mil para custeios nos quatro dias na capital gaúcha. As aulas iniciaram no dia 18 e se encerram hoje. Ou seja, ambos estão fora da cidade desde terça-feira.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais