Do sonho do garoto que cortava grama em Lajeado, nasceu a Mega Compra

Lajeado Empreendedora

Do sonho do garoto que cortava grama em Lajeado, nasceu a Mega Compra

Criada a partir do desejo de empreender de Fernando Ferreira, empresa se tornou referência no Estado e conta com a maior operação física da capital gaúcha

Por

Atualizado segunda-feira,
10 de Outubro de 2022 às 09:33

Do sonho do garoto que cortava grama em Lajeado, nasceu a Mega Compra
Fernando Ferreira concebeu a Mega Compra para realizar o sonho de empreender com o pai na cidade em que nasceu. (Foto: Eduardo Dorneles)

A Mega Compra, uma das maiores redes de lojas do Rio Grande do Sul, começou a partir do sonho de um lajeadense. Mais exatamente no sonho de um garoto de nove anos que, no verão, cortava a grama das casas das famílias mais abastadas de Lajeado ao lado do avô. Fernando Ferreira cresceu, saiu da cidade para estudar e fez carreira no segmento de varejo no Vale dos Sinos. E como tudo em sua vida, a oportunidade surgiu a partir da necessidade.

Ferreira liderou um doloroso processo de reformulação na empresa em que atuava. No fim, concluiu que era hora de sair e tirar do papel o desejo de empreender. Após uma jornada de estudo, a escolha foi por investir em uma franquia de distribuição de gás em Lajeado. Assim, ele poderia voltar para casa e construir algo em parceria com o pai, que trabalhou como motorista por mais de duas décadas. Porém, o contexto econômico vivido pelo antigo empregador o impediu de ter acesso aos valores que lhe era devido. E essa circunstância o obrigou a deixar de lado a franquia e procurar outra alternativa.

“Não tínhamos dinheiro para colocar na franquia de gás, mas contávamos com o conhecimento para investir no segmento do varejo. Os fornecedores que me conheciam acreditaram na ideia e acabei criando a Mega Compra de Esteio com o objetivo de reunir os valores para montar a distribuidora de gás. Porém, a Mega foi um sucesso. Esperávamos vender R$ 80 mil no primeiro mês e vendemos R$ 30 mil apenas na inauguração, em novembro de 2018”, conta.

Esse processo de crescimento foi contínuo. Tanto é que no segundo mês, dezembro, o faturamento dobrou. Contudo, esses números aumentaram ainda mais na virada do ano e em fevereiro Ferreira desistiu da franquia de gás. “Tomamos a decisão de fazer força carregando caixa e não botijão de gás”, lembra.

Nativa do consumo digital, a Mega Compra sempre mobilizou ações com digitais influencers e organizou caravanas para a vista de consumidores de outras cidades. E o Vale do Taquari também entrou nesse fluxo. Foi quando ele observou que 15% das vendas vinham de clientes de Lajeado. Isso deixou claro que valia a pena abrir uma operação na cidade. Em 7 de março de 2020, a loja foi inaugurada e se tornou uma referência regional. Hoje, a Mega Compra conta com operações, além de Lajeado, em Esteio, Caxias do Sul e Porto Alegre – que é a maior operação física de toda a capital gaúcha.

“Nunca acreditei que só uma parcela das pessoas pudesse ter acesso a determinadas coisas. E hoje meu desejo é que as pessoas não reconheçam o Fernando, mas a empresa e os profissionais que têm os seus próprios sonhos”, conclui o empresário que traduz o espírito empreendedor de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais