Explicar o óbvio

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Explicar o óbvio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Crédito: Divulgação

O momento exige que determinadas obviedades sejam ditas com maior frequência. Afinal, vivemos um tempo obscuro de negacionismo e de muitos (e por vezes exagerados) questionamentos.

No centro de Lajeado, um desconhecido resolveu explicar o óbvio para os motoristas mais distraídos. O recado é óbvio. Mas, pelo jeito, tem gente que precisa reaprender algumas condutas básicas de convivência pacífica.


Por deputados (as) em 2026

O Vale do Taquari bateu na trave em 2022. E isso pode custar caro nos próximos quatro anos. Não é o fim do mundo, é claro. A região possui capacidade intelectual, organizacional, social, operacional e financeira para não depender tanto assim da classe política.

Mas é fato que a ausência de representantes nos parlamentos estadual e federal é um ponto negativo para os nossos pagos, já que apenas quatro dos 28 Coredes não elegeram parlamentares próprios. Diante dos fatos, é preciso iniciar agora uma ampla campanha para eleger deputados locais em 2026. A agenda não ser construída, outra vez, apenas no ano eleitoral.


Renovação no PT

O Partido dos Trabalhadores já viveu dias melhores e piores no Vale do Taquari. Antes de 2013, o PT possuía um quadro maior de representantes nos poderes Executivo e Legislativo. A partir daquele ano, porém, a sigla caiu em um emaranhado de denúncias e condenações de seus principais líderes, o que inevitavelmente diminuiu a credibilidade de outros tantos agentes ligados à agremiação partidária de esquerda. Isso perdurou até alguns meses atrás.

Pouco a pouco e o PT reconquista terrenos no âmbito nacional, estadual e, também, regional. Por aqui, as mudanças decorrem da necessária renovação. E os principais exemplos são Maneco, ex-prefeito de Taquari, e Jones Fiegenbaum, suplente de vereador em Lajeado. E tem espaço para jovens que já estão pedindo espaços.


Sombrinhas e conscientização

Já virou tradição em Estrela. A cada novo movimento de conscientização popular, a esquina das ruas Coronel Flores e Arnaldo J. Diehl, quase às margens do Taquari, é enfeitada com dezenas de sombrinhas penduradas sobre a via pública.

Desta vez, e em alusão ao Outubro Rosa, que destaca a importância da campanha mundial contra o câncer de mama, e ao Novembro Azul, destinado ao combate do câncer de próstata, o governo municipal voltou a colorir o espaço nessa segunda-feira.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• O site do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi invadido por hackers na semana passada. Por medida de segurança, e por ora, toda a rede de computadores e todos os sistemas, internos e externos, foram retirados do ar, e as sessões foram suspensas. O atendimento presencial continua.

• Em Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP) solicita o capeamento asfáltico da Av. Acvat, no bairro Americano. Segundo ele, a via é de intenso movimento e está em “péssimo estado e com muitos buracos”.

• Já o vereador Marcos Schefer (MDB) solicita cópias das notas fiscais referentes a compra de mudas de flores/árvores que foram plantadas na Rua Bento Gonçalves. Ele quer o material para “fins de verificação de informações”.

• Marcos Schefer (MDB) também solicita informações sobre as condições do condomínio popular Novo Tempo I, localizado na divisa entre os bairros Jardim do Cedro e Santo Antônio. Segundo o vereador, a obra construída no governo de Luís Fernando Schmidt (PT) apresenta “rachaduras nos tetos e nas paredes” em diversos apartamentos do Bloco 5.

• O senador Luis Carlos Heinze (PP), que concorreu ao cargo de governador do RS no primeiro turno, anunciou apoio ao candidato Onyx Lorenzoni (PL).

• Representantes e técnicos da empresa Rumo, a concessionária responsável pela malha ferroviária no Vale do Taquari, visitam a região na 2ª quinzena de outubro. Na pauta do encontro com líderes regionais, o melhor aproveitamento dos trilhos para o turismo, e a possível reforma do trecho entre Estrela e Colinas.

• Em pleitos nacionais anteriores, a decisão de apoiar A ou B no segundo turno era menos complexa. Em 2022, o eleitor precisa fazer um exercício de memória para não deixar a hipocrisia passar em branco. Afinal, haverá muito inimigo pisando em trincheiras até então desconhecidas. E vai ter muito “golpista” de outrora voltando para a mesma trincheira.

• O movimento de alguns empresários, que anunciam um acautelamento das despesas e receitas em caso de vitória do PT no pleito nacional, começa a tomar proporções maiores.

• O Senado Federal pode abrir uma CPI para investigar as pesquisas eleitorais. Em dois dias, mais de 20 parlamentares assinaram o requerimento. Por outro lado, a Assembleia Legislativa do Paraná vai homenagear o Paraná Pesquisas, instituto que chegou mais próximo da realidade.

• O governo de Lajeado propôs e a câmara aprovou o projeto que concede redução e remissão de 80% do valor do IPTU para entidades ou clubes sociais, culturais e recreativos da cidade. E a pergunta é: o que todos os demais contribuintes, empresas, instituições e outros espaços precisam fazer para também garantirem consideráveis descontos no tributo?

Acompanhe
nossas
redes sociais