Projeto resgata trajetória das imigrações no Vale

VALORIZAÇÃO DOS ANTEPASSADOS

Projeto resgata trajetória das imigrações no Vale

Alivat apresentou a iniciativa durante o 57° Colóquio Literário, na noite desta quarta-feira, 5, na Biblioteca de Lajeado

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Outubro de 2022 às 08:45

Projeto resgata trajetória das imigrações no Vale
Escritores da Alivat idealizam projeto que busca valorizar a diversidade étnica do Vale do Taquari. Crédito: Marcel Lovato
Vale do Taquari

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) apresentou, na noite desta quarta-feira, 5, o projeto dos 200 anos de imigrações estrangeiras no Brasil independente, com ênfase na região. Com a presença de diversos acadêmicos, o 57° Colóquio Literário foi realizado na Biblioteca Pública de Lajeado e também celebrou os 17 anos da entidade, fundada em 4 de outubro de 2005.  De acordo com o presidente, Deolí Gräff, a pesquisa vai incluir descendentes de alemães, italianos, poloneses, austríacos, suíços, holandeses, entre outras origens.

O grupo definiu o escritor e pesquisador Jorge Luiz da Cunha para a coordenação, com auxílio de  Ivete Kist e Lucildo Ahlert. Demais integrantes da Alivat integrarão a comissão. Todos os interessados, sejam escritores, membros de entidades e comunidade, poderão contribuir com o projeto. “O projeto é estratégico, pois busca recuperar a memória e demonstrar a diversidade étnica do Vale. Em paralelo, visa se tornar uma via de incentivo ao  desenvolvimento, educação e cultura”, destacou Jorge.

Projeto prevê uma série de atividades a serem desenvolvidas entre 2023 e 2024. Crédito: Marcel Lovato

Além de livros, haverá outros formatos de publicações impressos como reedições de obras históricas e traduções de outras, escritas em língua alemã e italiana, por exemplo, para a língua portuguesa, além de  áudio e vídeo.

Também consta na pauta a realização de evento cultural, gastronômico e comemorativo.  O grupo está aberto para receber sugestões e contribuições. A meta é definir um calendário de atividades, para ser executado ao longo de 2023 e 2024.

Acompanhe
nossas
redes sociais