Filas e espera de uma hora para votar

Eleições 2022

Filas e espera de uma hora para votar

Tempo médio de eleitores na urna vai de cinco até sete minutos. Para mesários, o ideal seria no máximo dois minutos

Por

Filas e espera de uma hora para votar
Vale do Taquari

A manhã de eleições é marcada por filas nas zonas eleitorais pela região. Os maiores colégios acumulam o maior tempo de espera. Em Encantado, na Escola Monsenhor Scalabrini, houve eleitores que esperaram por 1h20minutos.

Em Teutônia, no Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, as pessoas ficam até 45 minutos para votar. O ponto tem 2.009 eleitores. Em uma das maiores zonas de votação do Vale, no Colégio Presidente Castelo Branco, em Lajeado, a estratégia para reduzir a espera, os servidores da Justiça Eleitoral passaram a chamar duas pessoas do atendimento preferencial (mais de 60 anos) e em seguida uma de faixas etárias mais baixas.

Pontos com biometria estão entre os locais com mais filas. O período da manhã também tem o histórico de receber a maior presença de idosos. Conforme mesários, o tempo médio para depositar o voto nos cinco escolhidos (deputado federal, estadual, senador, governador e presidente) tem sido de cinco até sete minutos. O ideal seria menos de dois minutos. A expectativa é que no período da tarde haja mais agilidade no voto.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais