Atleta do Vale quebra recordes no levantamento de peso

força e equilíbrio

Atleta do Vale quebra recordes no levantamento de peso

Natural de Encantado, Josué Zavaschi Mendes Bandeira coleciona títulos estaduais, nacionais e pan-americanos

Por

Atualizado sábado,
01 de Outubro de 2022 às 16:44

Atleta do Vale quebra recordes no levantamento de peso
Apelidado de “Polaquinho”, Josué Bandeira, 26, pratica powerlifting desde 2014. Créditos: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Josué Zavaschi Mendes Bandeira, o “Polaquinho”, 26, pratica powerlifting (levantamento de peso) há oito anos. No esporte de força, tem se destacado e recentemente conquistou o título gaúcho, quebrando recordes na categoria Open Raw 75kg.

O campeonato Gaúcho ocorreu no último fim de semana, em Porto Alegre. Polaquinho levantou 250kg. O peso, além de dar o título ao atleta do Vale, fez com que quebrasse a marca de 242,5kg, recorde brasileiro anterior. Os números só não foram maiores por uma falha na execução do movimento. “Cheguei a 265,5kg, quase quebrei o recorde sul-americano, porém meu movimento foi considerado inválido”, diz.

O início no esporte ocorreu em 2014, a convite do amigo Fabrício Venturini. Na ocasião participaram de um campeonato em Santa Maria onde Polaquinho ficou em primeiro lugar no supino e em segundo no levantamento terra.

A partir do primeiro campeonato, o atleta coleciona título gaúcho, brasileiro e pan-americano no levantamento de peso. O próximo passo é disputar um campeonato mundial. “Quero muito conhecer outro país através do esporte”, destaca.

Sobre a modalidade, o atleta comenta que os treinamentos são uma terapia e uma forma de tirar o estresse diário. “É algo que não consigo explicar, sou agradecido ao esporte, pois ele me levou para onde jamais imaginei chegar.”

Treinamentos

Para conseguir levantar peso, Polaquinho treina de segunda a sábado. Explica que em uma semana as atividades são voltadas para resistência, na outra semana é voltada para força. Os treinos variam conforme a intensidade e a proximidade com a competição.

No último fim de semana,
encantadense conquistou o
título gaúcho e quebrou o
recorde brasileiro

As lesões são menos frequentes do que se imagina, o atleta teve apenas problemas no quadrícipes em membros superiores. “Espero seguir evoluindo no esporte e me tornar conhecido em diversos lugares”, vislumbra.

O recorde pessoal é maior nos treinos, quando já bateu 320kg. Já em campeonatos o maior peso levantado é de 267,5kg.

Após os últimos resultados, Polaquinho ingressou na equipe Progym, de Bento Gonçalves. “É um orgulho poder participar dessa equipe que é uma das principais do estado”, diz.

O esporte

O powerlifting é um esporte de força, cujo objetivo do atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos ; o movimento de agachamento, supino e o peso morto. O powerlifting foi oficialmente reconhecido como um esporte em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional, a IPF – International Powerlifting Federation.

Acompanhe
nossas
redes sociais