Bombeiros voluntários completam 11 anos a serviço da comunidade

COLINAS E IMIGRANTE

Bombeiros voluntários completam 11 anos a serviço da comunidade

Construção da nova sede entre Colinas e Imigrante e profissionalização dos cargos de comando fazem parte dos planos da corporação

Por

Atualizado segunda-feira,
26 de Setembro de 2022 às 18:45

Bombeiros voluntários completam 11 anos a serviço da comunidade
Imicol segue em busca de verbas para equipamentos e alojamento (Foto: Arquivo NG)
Vale do Taquari

A corporação de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas completa 11 anos de atuação nesta segunda-feira, 26. Fundado em 2011, o Imicol surgiu para que os dois municípios não fossem afetados com a espera no atendimento, devido à distância do município de Estrela. Hoje, o quartel está instalado na antiga Sede do Remo Futebol Clube, em Imigrante.

Com uma equipe de 10 voluntários na guarnição e oito membros na diretoria, o principal objetivo da corporação é construir a sede própria na divisa entre os dois municípios. A presidente do Imicol, Claudia Machado, explica que a nova localização irá garantir um atendimento mais eficiente, visto que a distância ficará similar entre Colinas e Imigrante.

“Antes ficávamos em Colinas, agora a sede provisória é dentro de Imigrante. Quando o quartel ficar pronto, o deslocamento será mais ágil”, destaca a presidente. O terreno para que o prédio seja construído foi cedido pela metalúrgica Hassmann, bem como a empresa custeará as obras. A previsão é que a nova sede esteja pronta em 2024.

A corporação também segue em busca de recursos para melhoria dos equipamentos e do alojamento. A comandante da corporação, Caroline Hauschild, destaca que as mudanças fazem parte de uma estruturação do Imicol, que iniciou com a melhoria de alguns equipamentos, segue com a construção do novo quartel e o planejamento em profissionalizar cargos estratégicos.

A presidente aponta que efetivar os cargos de comando é uma forma de incentivar que os voluntários continuem com sua atuação. Embora, ela destaca que é necessário oferecer uma base completa à equipe. Por isso, o Imicol promove neste sábado, 24, um jantar para arrecadar fundos. Os 300 ingressos vendidos devem garantir pelo menos R$ 12 mil à guarnição.

Reconhecimento da comunidade

A comandante relata que a população de Colinas e Imigrante passou a reconhecer de forma positiva o trabalho feito pelos voluntários. Quando a corporação iniciou, alguns integrantes da guarnição costumavam escutar que não eram necessários ou que não eram profissionais.

“Tivemos treinamentos e nos aperfeiçoamos até hoje. Perceberam que nosso atendimento é rápido. Quando aconteceu o acidente na Hassmann, chegamos em 1min e 30seg no local”, afirma Caroline. Ela ainda destaca que é gratificante perceber esse reconhecimento e que a atuação dos voluntários é importante e efetiva nos municípios.

Diferencial no atendimento

Segundo a comandante, o Imicol é a única corporação que conta com atendimento de enfermagem. Ela relata que devido a isso, a população também passou a solicitar mais os serviços dos bombeiros voluntários. Caroline também destaca o apoio às Secretarias de Saúde de ambos municípios.

Curso em andamento

De acordo com Caroline, a falta de efetivo para atuar é um problema recorrente. Entre as maiores adversidades estão encontrar pessoas com condições de se descolar e com disponibilidade para o voluntariado. Por isso, o Imicol promove o curso de bombeiros voluntários.

As aulas iniciaram em agosto e se estendem até dezembro. Hoje, seis pessoas participam do curso que aborda primeiros socorros, resgate, combate a incêndio e emergências químicas. As instruções ocorrem a cada 15 dias e contam com o apoio de bombeiros voluntários de outros municípios.

História

Fundada em 26 de setembro de 2011 por Marcelo Ceppo, a corporação foi formada por voluntários habitantes da região. No início o Imicol começou sem equipamentos, pois de acordo com a equipe, foram ganhando o necessário aos poucos. O quartel de bombeiros de Rolante ofereceu um caminhão, que conforme Marcelo, ofereceu uma boa condição de trabalho. A empresa própria do bombeiro também doou equipamentos que foram úteis.

Acompanhe
nossas
redes sociais