A Casa Verde  chamada Brasil

Opinião

Carlos Schäffer

Carlos Schäffer

Advogado

A Casa Verde chamada Brasil

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Setembro de 2022 às 15:17

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando leio sobre as arbitrariedades e as ilegalidades cometidas por certas autoridades que mandam prender e calar todos os que ousam contestá-las, lembro de um conto de Machado de Assis que tem como título “O Alienista”. A história se passa no tempo do Brasil Colônia.

Na época de Machado de Assis, os loucos eram chamados de alienados, e alienista era aquele médico que escolhia quais as pessoas que deveriam ser internadas no hospício.

O Alienista é a história de Simão Bacamarte, um médico conceituado, formado em Coimbra e Pádua, que abdicou de cargos importantes que lhe foram oferecidos para clinicar na pequena vila de Itaguaí. “A ciência – disse ele ao Imperador – é o meu emprego único. Itaguaí é o meu universo”.

Depois de clinicar por quatro anos, ele resolve comprar uma grande propriedade, que denominou de Casa Verde, e a transformou num hospital psiquiátrico. Ali começou a internar como loucos algumas figuras meio estranhas da cidade. Por exemplo, ele prende um homem que recebeu uma herança e a desbaratou até ficar na miséria, emprestando dinheiro a quem não lhe pagava; um homem que fez um verso meio estranho para a sua mulher; o fofoqueiro da cidade. Chegou ao absurdo de internar a própria esposa como louca porque ela não conseguia se decidir entre escolher um colar de perola e outro.

Depois de muitos excessos, os habitantes, liderados por um barbeiro, se revoltaram e resolveram destruir a Casa Verde. O doutor, no entanto, não se intimida e resolve enfrentar a multidão. Diante do povo profere um discurso inflamado, enquanto espera a chegada da polícia, que dissolve a manifestação.

Como reação, Simão Bacamarte resolveu prender todos os que o contestavam. E colocou no casarão cerca de oitenta por cento dos habitantes da cidade.
No entanto, depois de muito estudar e meditar, chegou à conclusão de que não era possível que oitenta por cento dos habitantes fossem loucos, e decidiu que a verdadeira sanidade era a loucura, que os loucos eram, na verdade, as pessoas normais. Então ele libera todos os “loucos” e prende todos os “sãos” na Casa Verde. Não vou contar o final da história. Recomendo a leitura do conto.

O Alienista foi publicado em 1882. Machado de Assis foi um visionário. Com cento e trinta e nove anos de antecedência ele previu que apareceriam aqui no Brasil, no século 21, tipos estranhos como Simão Bacamarte. Por isso é que Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores do mundo. Aliás, o único brasileiro nesta lista de grandes gênios da literatura.

Acompanhe
nossas
redes sociais