Passeio da Bombacha

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Passeio da Bombacha

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, o CTG Porteira dos Pampas, de Teutônia, promovia o 16º Passeio da Bombacha, em parceria com os CTGs Rincão das Coxilhas e Estância do Siqueira. O desfile saiu da Praça do bairro Canabarro e reuniu mais de 400 pessoas.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Prisão de Elias Maluco – Há 20 anos, o traficante Elias Maluco era finalmente capturado e preso no Rio de Janeiro, sob a acusação do assassinato do jornalista Tim Lopes, em junho de 2002. Na época, Lopes investigava o tráfico de drogas e o abuso de menores no Rio e foi sequestrado e assassinado por uma facção. Elias Maluco permaneceu preso até 2020, quando foi encontrado morto na própria cela.


Cavalgada dos tropeiros

Há 20 anos, a 2ª Cavalgada da Integração pretendia reviver a tradição dos tropeiros do Vale do Taquari, em um trajeto de mais de 150 km. Uma cavalgada, com mais de cem cavaleiros, saiu de Marques de Souza no dia 18 de setembro e seguiu por sete municípios do Vale até chegar em Santa Clara do Sul, no dia 20 de setembro. Naquele ano, o evento homenageava o tropeiro Eugênio Kich.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


HÁ 50 ANOS

Semana Farroupilha

Cinquenta anos atrás, à meia noite do dia 13 de setembro, era acesa a Chama Crioula, iniciando as festividades da Semana Farroupilha de Lajeado. A cerimônia de abertura foi realizada na Praça da Matriz, junto ao Monumento erguido em homenagem aos Heróis Farroupilhas. A Chama foi
acesa pela então Mais Linda Prenda do CTG Bento Gonçalves, Lea Bohrer.

Conforme conta o Jornal O Informativo, a Ronda Crioula ocorreu todos os dias, até 20 de setembro. O CTG Bento Gonçalves instalou barracas próximas à praça, onde diversas apresentações ocorreram. No dia 19, o Clube Sete de Setembro realizou um fandango. As festividades encerraram na noite do dia 20, com a Missa Crioula, que teve presença inclusive de sanfoneiros de Vacaria.

 

Enquanto isso…

Desenvolvimento do Pronan – Há 50 anos, a Folha de São Paulo noticiava que o então Ministro da Saúde, Mário Machado de Lemos, adiantava que um Plano Nacional de Nutrição estava em desenvolvimento. No ano seguinte, em 1973, foi lançado o Pronan, o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, que vigorou durante décadas no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais