Parceria proporciona curso sobre gestão colaborativa

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Parceria proporciona curso sobre gestão colaborativa

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) desenvolve curso de educação continuada no formato in company em parceria com a Minuano. A qualificação envolve 180 funcionários da empresa de alimentos que ocupam funções de gestão e liderança.

O programa tem como objetivo estimular a contribuição dos colaboradores para as tomadas de decisões na empresa. A partir do curso, a universidade espera ampliar os conhecimentos dos funcionários da Minuano sobre a importância da gestão colaborativa para melhorar os resultados da companhia.

As primeiras tratativas para desenvolver o curso ocorreram ainda em 2020. Já o início das atividades foi no sábado em aula inaugural conduzida pelo professor Albano Mayer. Nas próximas etapas os funcionários serão distribuídos em grupos menores para a continuidade dos estudos até dezembro.

Crédito: Divulgação


Empresa desenvolve projeto social com detentos de Lajeado

A Construtora Zagonel em parceria com o Presídio Estadual de Lajeado entregou cinco mesas e 20 cadeiras à Saidan Associação Assistencial. A iniciativa conta com o trabalho de detentos que transformaram os materiais doados nos itens repassados à entidade social. O projeto também visa contribuir na ressocialização dos presos.

De acordo com a auxiliar administrativa Zagonel, Monalise Bennemann, e empresa tem seu compromisso social incentivado pelo diretor José Zagonel que atua em diversas campanhas e entidades. Dentre outras ações neste ano, a construtora também fez entrega de agasalhos, auxiliou vítimas de temporal e repassou materiais para construção de casinhas de cachorros por detentos do presídio de Arroio do Meio.

divulgação


Sicredi figura entre os dez maiores bancos

A cooperativa de crédito Sicredi ocupa a 8ª posição entre os 100 maiores bancos do país. Os dados constam no anuário Valor Econômico desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serasa Experian, que elenca as maiores empresas do Brasil. A cooperativa Sicredi subiu duas posições em relação ao estudo divulgado em 2018. A instituição hoje conta com mais de 35 mil colaboradores, 6 milhões de associados e 2,3 mil agências.


RÁPIDAS

• Indicador positivo – A atividade econômica brasileira registrou alta em julho deste ano, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou aumento de 1,17% em julho de 2022 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados. Desde o ano passado, os resultados do IBC-Br oscilam. Em abril e maio teve queda, em junho apresentou crescimento de 0,69% e, agora, mais uma alta.

• Crédito rural – As cooperativas de crédito superaram bancos privados em financiamentos do agro. As instituições desembolsaram R$ 15,5 bilhões no primeiro bimestre do ano, enquanto que os bancos privados financiaram R$ 11,5 bilhões. Na avaliação do sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o volume de operações já se destacava em anos anteriores e mostra a importância na distribuição de recursos. Esse incremento de valores também é justificado pelo aumento dos limites com juros equalizados.

• Exportações de ovos – Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que a receita das exportações brasileiras de ovos (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram em agosto 1,4 milhão de dólares, resultado 20,5% superior ao registrado no mesmo período de 2021, com 1,2 milhão de dólares.

• Projeções do PIB – A estimativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) indica que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,7% este ano, contra a projeção anterior de 2%. Os dados do governo são mais otimistas que os do mercado financeiro. O boletim Focus divulgado no início da semana indica alta de 2,39% no PIB deste ano e 0,50% em 2023.

Acompanhe
nossas
redes sociais