Bicicleta transforma a vida de bancário

Grandes desafios

Bicicleta transforma a vida de bancário

Davi Schneider de Oliveira concluiu nesse fim de semana uma série de cinco provas de Audax

Por

Atualizado quinta-feira,
15 de Setembro de 2022 às 09:31

Bicicleta transforma a vida de bancário
Davi Schneider de Oliveira concluiu os mil quilômetros em 72 horas e meia - Foto: Arquivo Pessoal
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O bancário Davi Schneider de Oliveira, 37, mudou de vida ao conhecer a bicicleta. Além de perder peso, em cima da bike conheceu diversas cidades do país e do exterior. No fim de semana, completou uma série de cinco provas de Audax.

Oliveira destaca que se encontrou na bicicleta. Quando criança brincava com os amigos, porém em 2017, a convide de uma amiga e colega de trabalho retornou para o esporte. Pesando perto dos 120kg, estava com problemas de saúde decorrente do excesso de peso. “O ciclismo é um esporte sem impacto nos joelhos e de esforço intervalado, o que facilitou a prática do esporte.” Hoje está com 88kg e ainda em processo de emagrecimento.

Dentro do ciclismo, participou de diversas modalidades, como as de circuito, onde foi segundo colocado no MTB amador em 2021, e de cicloturismo. Porém a preferência é pelo Audax, que além de pedalar, o atleta precisa ser autossuficiente entre os pontos de apoio, administrando tempo, alimentação, sono, conserto da bicicleta, clima e navegação.

Entre 2021 e 2022, completou duas séries de Audax. Onde no mesmo ano, o atleta necessita completar as provas de 200, 300, 400 e 600km. No fim de semana que passou completou a prova de 1000km na Região das Missões, no RS. Dentre as mais de 14 provas que disputou, cita a última como a mais especial, em virtude da distância e altimetria. “Todos os que participei consegui completar no tempo, com todos os carimbos dos pontos de controle e rota completa.”

Os 1000km foram concluídos em 72,5 horas.

Oliveira comenta que das duas séries de Audax, a de 2022 foi a mais desafiadora, principalmente pelas condições climáticas. “Chegamos a pegar calores de mais de 40ºC em algumas provas e nessa das Missões, na madrugada de 11 de setembro, a sensação térmica chegou a -2°C, com geada.”

Para ele, as provas de Audax são um estímulo para treinar e se dedicar no dia a dia. “Pedalar faz parte da minha vida, então não conseguiria ficar sem rodar.”

Um dos próximos objetivos que Oliveira pretende concluir é uma prova SR, que é um percurso de 600km com altimetria de mais de 10 mil metros.

Agradecimento

Oliveira agradece o apoio da esposa Elisama, os filhos João Victor e Pedro Henrique, a organização da prova Associação Ciclo Missões de Santo Ângelo, o professor Mateus Schneider e amigos do grupo de Pedal Piveteiros. “Não é fácil concluir o Audax, mas não é impossível, basta colocar objetivos e focar nos treinos.”

Saiba mais

Audax é um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur. A modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien, França, tendo atualmente no Brasil, como seu representante, o gaúcho Roberto Penna Trevisan, responsável pelo Randonneurs Brasil.

O grande foco dos eventos Randonneur é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana em seu próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido. As distâncias homologáveis e seus respectivos tempos limites são: 200km (13h30min), 300km (20h), 400km (27h), 600km (40h) e 1000km (75h).

Acompanhe
nossas
redes sociais