Parklets devem sair do papel em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Parklets devem sair do papel em Lajeado

Por

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan) publicou um edital para divulgar pedidos de instalação de parklets em dois pontos do município. Um desses fica na Rua Germano Berner, em frente ao número 450, onde funciona uma cervejaria, quase na esquina com a Av. Benjamin Constant.

O outro equipamento deve ser instalado na esquina da Rua Tiradentes com a Av. Benjamin Constant, em frente a uma cafeteria. Os dois parklets terão 10 metros de comprimento. E o referido edital concede prazo de 10 dias para eventuais interessados em instalar as estruturas “na mesma face da quadra” dos referidos estabelecimentos, já que não será permitida duas estruturas tão próximas uma da outra.


Síndrome ou politicagem?

Crédito: Divulgação

O município de Estrela possui um orçamento próximo de R$ 150 milhões por ano. Apesar disso, alguns movimentos denotam que, por vezes, o Executivo segue preso às práticas do passado. Um exemplo disso ocorreu na terça-feira, quando o poder público movimentou parte dos secretários e setores da prefeitura (além de entidades civis, E-Log, e Legislativo) para um evento que já não condiz com a pujança da cidade.

No caso, a solenidade de entrega (foto) de uma ambulância que custou R$ 238 mil, e cuja compra não deveria ser tão superdimensionada por quem gerencia receitas milionárias. Mas o pior é fazer campanha, às vésperas do pleito, para o deputado (de fora do Vale do Taquari) que aportou emenda para a compra do veículo.

 


Museu da Câmara

Presidente da câmara de vereadores de Encantado, Valdecir Gonzatti (MDB) propõe ao Executivo municipal a criação de um Museu do Legislativo. Inicialmente, o espaço deve ocupar a Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, onde serão apresentados ao público diversos documentos, atas, placas, fotografias e arquivos de áudio e vídeo referentes ao trabalho parlamentar na cidade. Futuramente, a ideia é construir um anexo à câmara para o museu.


Corte de árvores

O grosseiro ato de cortar nove árvores que embelezaram por décadas um nobre trecho da Rua Bento Gonçalves, no centro de Lajeado, repercutiu nos bastidores da prefeitura. Entre alguns agentes do poder público municipal, uma certeza: o movimento foi muito mal conduzido pelos respectivos responsáveis.

Isso não chega a ser uma novidade para a população que lamentou a supressão total daquelas belíssimas árvores. Afinal, nem o pior dos gestores teria autorizado um ato tão grosseiro (reforço) de forma organizada. O problema é que quando o assunto é arborização no centro, com ou sem organização, o resultado é sempre o mesmo em Lajeado.


TIRO CURTO

• O Comitê do Centro Histórico de Lajeado se reúne hoje para debater novas soluções para o entorno da Praça da Matriz. E, entre as propostas que serão apresentadas nesta quarta-feira, destaque para um projeto de construção de um Centro Cultural no terreno utilizado para estacionamento da Secretaria de Educação.

• Na câmara de Estrela, o vereador Douglas Daroit (PTB) solicita que a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) mude o nome da Banda de Estrela. A sugestão é alterar para Orquestra de Estrela, o que ampliaria as possibilidades de trabalhos do conjunto musical.

• O coquetel do concurso Miss Estrela 2022 ocorre no dia 1 de outubro, com início às 19h, no salão social da Sociedade Ginástica de Estrela (Soges). Já o desfile das candidatas inicia às 20h. E os convites já foram encaminhados à população regional.

• Vereadora em Lajeado, Ana da Apama (MDB) protocolou um projeto de lei para estabelecer política municipal de Proteção dos Diretos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as medidas previstas na proposta, o estímulo à pesquisa cientifica e à capacitação para “priorizar o atendimento das crianças”.

• Ainda sobre a câmara lajeadense, os vereadores Vavá (MDB) e Paula Thomas (PSDB) pediram licença pelo período de 15 dias. Em seus respectivos lugares, assumem os suplentes Daiane Bauer (MDB) e Jonathas Torres (PSDB).

• Em Teutônia, o vereador Valdir Griebeler (PSDB) solicita que a sessão ordinária do dia 8 de novembro seja realizada nas dependências da Cooperativa Sicredi. Segundo o parlamentar, o requerimento se justifica pela entrega do título de Cidadão Teutoniense a Neoli Ernani Abel, e também para “aproximar o Poder Legislativo da comunidade”.

• O processo licitatório para as obras de melhorias na infraestrutura da Escola Estadual Carlos Fett Filho deve ser aberto em até duas semanas. O processo será conduzido pelo governo de Lajeado, em uma parceria com o Estado.

• O Ministério Público e a Justiça Eleitoral da Comarca de Lajeado já receberam algumas denúncias referentes ao pleito geral. Por ora, sem decisões ou punições.

• Em Estrela, a Justiça Eleitoral mandou reduzir a propaganda disposta na fachada de um imóvel localizado no cruzamento entre as ruas Coronel Müssnich e Bruno Schwertner, e identificada como “Sede Regional do PTB”.

Acompanhe
nossas
redes sociais