Queimadas: o pior agosto em 12 anos

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Queimadas: o pior agosto em 12 anos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Amazônia teve 33.116 focos de queimadas em agosto, o maior número para o mês desde 2010, de acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Ciclo nada natural

“A Amazônia é uma floresta tropical úmida e, ao contrário do que ocorre em outros biomas, o fogo não faz parte de seu ciclo natural. Os incêndios estão associados a ações humanas – em especial ao desmatamento e à degradação florestal”, relata Mariana Napolitano, gerente de Ciências do WWF-Brasil, ong brasileira em defesa do meio ambiente.

Limpa terreno

As queimadas, em geral, correspondem à última fase do desmatamento. Depois de cortar as árvores, os desmatadores colocam fogo na floresta derrubada

Pexels/DIVULGAÇÃO

para “limpar o terreno”.

O que temos a ver com isso?

A quantidade de chuvas que caem no Sul tem relação direta com as massas de ar e nuvens formadas no Bioma Amazônico. Ou seja, área queimada ou desmatada lá, provoca seca aqui.

Ação governamental

Vigora até outubro o Decreto Federal 11.100, que suspende as queimadas para proteger a vegetação em todos os biomas do território nacional durante o período de seca. As exceções são relacionadas à agricultura de subsistência, controle fitossanitário por uso do fogo, queimadas controladas, dentre outras.

Sem sentido

Interessante o decreto para controle das queimadas. Mas me pergunto: quem orquestra os desmatamentos ilegais na Amazônia vai atender a um decreto? Crime, na minha opinião, se combate com ação policial, multa e prisão. Parte da nossa terra ainda é “sem lei”.


Fomento verde

O BNDES disponibiliza um fundo R$ 125 milhões para fomentar empresas emergentes de todo o país que apresentem soluções inovadoras e capazes de gerar impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente.

Negócio social

O objetivo é estimular negócios que apoiem gestão de resíduos, moradia, acessibilidade digital, meio ambiente, transporte, recursos hídricos, saneamento básico e educação.


Meio Ambiente em Pauta

Sexta-feira, dia 16, às 11h, na Rádio A Hora

Convidada: Edith Ester Zago, coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado

Tema: Aniversário de 27 anos do JBL


Pesquisa animal é retomada

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) retomou a pesquisa online para saber quais são os projetos desenvolvidos pelos municípios brasileiros para proteger cães e gatos abandonados, em situação de rua, vítimas de maus-tratos ou em estado de vulnerabilidade.

O questionário pode ser preenchido até o dia 31 de outubro pelos gestores e órgãos das prefeituras responsáveis pelas ações. O questionário está disponível no http://consultaspublicas.mma.gov.br/agendacaesegatos/.

Helena Lopes/Pexels

Acompanhe
nossas
redes sociais