Há 50 anos, o Sesquicentenário da Independência

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, o Sesquicentenário da Independência

Por

No auge da Ditadura Militar, sob o governo de Médici, o Brasil completava seus 150 anos de Independência. As principais comemorações tiveram lugar no Museu do Ipiranga, nomeado em homenagem ao riacho que presenciou o famoso grito da Independência. Naquele ano, os restos mortais de Dom Pedro I voltaram de Portugal para serem enterrados na Cripta Imperial, às margens do Ipiranga.

Na região, o desfile cívico das escolas foi uma das grandes atrações. Conforme o Jornal O Informativo, mais de 3 mil estudantes de Lajeado participaram do desfile. Entre os presentes, estavam alunos dos Colégios Alberto Torres, João Batista de Mello, Presidente Castelo Branco e da Escola Normal Madre Bárbara. Além disso, desfilaram representantes da União Lajeadense de Clubes de Mães, Polícia Mirim, Escoteiros e máquinas agrícolas, que “atestavam o alto nível de progresso do interior lajeadense”.

Desfile das alunas do Madre Bárbara, na rua Júlio de Castilhos, em 1972. Créditos: Arquivo Municipal de Lajeado

Desfile da Semana da Pátria em 1977, também na Júlio

Em Estrela, conforme conta o Jornal Nova Geração, em 1972, pela primeira vez, o desfile foi realizado ao longo da Avenida Rio Branco. A parada saiu do antigo Parque 20 de Maio e seguiu até o centro da cidade. O orador oficial de Estrela para o dia 7 de setembro era Vasco Della Giustina, na época, promotor público da Comarca de Estrela.


Enquanto isso…

Metrô de São Paulo – Em meio a programação do Sesquicentenário, era feito, na cidade de São Paulo, o primeiro teste do metrô. O então presidente Médici participou da cerimônia e foi quem acionou a sirene que autorizava o início da primeira viagem do vagão, em 3,5 km de linha. A primeira viagem comercial do metrô de São Paulo só foi realizada dois anos depois, em 1974.


Há 20 anos

Registro de desfile da Semana da Pátria em 2002, em Lajeado


Enquanto isso…

Tensões com o Iraque – Há 20 anos, o preço do petróleo subia, devido ao temor de uma guerra entre os Estados Unidos e o Iraque. A Folha de São Paulo noticiava que uma ofensiva militar dos norte-americanos não seria apoiada pelos governos da França, Rússia e China. Apesar disso, em março de 2003, teve início à Invasão ao Iraque, no contexto da “Guerra Global contra o Terrorismo”.


 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais