Novo maquinário em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Novo maquinário em Lajeado

Por

Greve nos correios

Vinte anos atrás, 26 carteiros da Central de Distribuição de Lajeado aderiam à greve estadual dos correios. Conforme o Jornal O Informativo da época, mais de 15 mil cartas e 1 mil encomendas não foram entregues no dia 6 de setembro. Isso porque Lajeado concentrava o material de todos os municípios da região.

Os carteiros reivindicavam reajuste salarial de quase 50%. Conforme a reportagem, alguns funcionários continuavam trabalhando, já que o atendimento das duas agências de Lajeado permanecia, mas sem as entregas.
Na época, o salário dos carteiros era de R$ 362, enquanto o salário mínimo em 2002 chegava a R$ 200.


Nova secretaria em Teutônia

Durante um Almoço de Empresários em Teutônia, há 20 anos, foi discutida a criação de uma nova secretaria no município.

Na época, a CIC Teutônia (Câmara de Indústria e Comércio) reivindicava, junto com outros representantes do setor, o estabelecimento da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia. Hoje existe a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo no município.


Enquanto isso…

50 anos da Noll – Em funcionamento há mais de 80 anos, as rodoviárias de Estrela e Lajeado são administradas pela empresa Noll, que está à frente dos empreendimentos há décadas. Contudo, foi só em 1972, cinquenta anos atrás, que o CNPJ da empresa foi efetivamente criado. É um capítulo muito importante da história regional e o colega Felipe Neitzke conta um pouco mais sobre isso nas páginas 6 e 7 da edição de hoje.

Incêndio em Goiás – Há exatos 20 anos, na madrugada do dia 6 de setembro, a igreja mais antiga de Goiás era destruída por um incêndio. Construída em meados de 1700, a Igreja Nossa Senhora do Rosário é a mais tradicional de todo o estado. A reconstrução da igreja iniciou em 2003 ainda e foi reinaugurada em 2006.


Há 50 anos

Novo maquinário em Lajeado

O Informativo de 50 anos atrás noticiava que Lajeado aumentava a frota de máquinas do município. Conforme a nota, diversos equipamentos foram compradas para abrir estradas e realizar terraplanagens, tanto no perímetro urbano quanto no rural.

Uma das máquinas da época. ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO – O INFORMATIVO


Enquanto isso…

Atentado nas Olimpíadas – Cinquenta anos atrás, um grupo terrorista palestino fazia 11 reféns, a maioria da equipe olímpica de Israel, durante as Olimpíadas de 1972, em Munique. Os terroristas queriam a libertação de 234 detentos palestinos, que estavam presos em Israel.

O resgate dos reféns não deu certo e todos foram mortos. Naquele ano, os Jogos foram suspensos pelo Comitê Olímpico. Até hoje, é o maior atentado terrorista já ocorrido em um evento esportivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais