Debate e confrontos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Debate e confrontos

Por

O debate com sete candidatos a governador do Rio Grande do Sul, realizado pelo Grupo A Hora na quinta-feira, demonstrou diferentes personalidades e táticas de campanha. Sem a presença de Onyx Lorenzoni (PL), a tarefa de atacar Eduardo Leite (PSDB) foi dividida entre Luiz Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT) e Vieira da Cunha (PDT).

O ex-governador, por sua vez, demonstrou tranquilidade e bom humor em alguns momentos, mas também cutucou de forma maquiavélica alguns opositores. Entre eles, Ricardo Jobim (Novo). Os únicos que evitaram confrontos foram Vicente Bogo (PSB) e Roberto Argenta (PSC). Um cenário que se repete em outros debates e programas eleitorais, e que deve perdurar até o dia 2 de outubro.

Crédito: Rodrigo Martini


Prêmio à competência

Secretária estadual de Meio Ambiente, a lajeadense Marjorie Kauffmann recebeu, nessa sexta-feira, a Medalha Assis Brasil. A honraria é o maior reconhecimento do Estado às personalidades que tenham se destacado por serviços de “excepcional mérito na agricultura e na pecuária”.

A entrega foi realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Além de Marjorie, foram agraciados com a medalha o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.

Marjorie é engenheira florestal, com pós-doutorado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roesslet (Fepam), diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado e professora.

“O anúncio desta homenagem me trouxe uma surpresa e uma gratidão imensa pelo reconhecimento, porque nós temos trabalhado muito na desburocratização e na busca da efetiva conservação ambiental, além de modernizar esta pauta como um todo”, afirma Marjorie.

Edemundo Gressler (e), Marjorie Kauffmann e Fernando Rechsteiner (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)


Boulevard no Porto de Estrela

A proposta de construir um espaço boulevard na área do complexo portuário de Estrela repercutiu bem no meio empresarial e político. A ideia ainda é bastante incipiente. Mas nem por isso deixa de ser instigante.

O projeto inicial sugere a consolidação da área como o maior centro de eventos do Vale do Taquari, com o acréscimo de restaurantes, pubs, pequenas lojas conceitos e espaços de convivência com vista para o Rio Taquari.

Aliás, o espaço escolhido fica quase às margens do leito, repetindo o sucesso do Cais Embarcadero, em Porto Alegre. E uma proposta semelhante deve ser levada até o antigo complexo da Cervejaria Polar.


O recado da Expointer

A principal feira de agronegócio da América Latina abriu as porteiras para a inovação. E fez isso na hora certa. Os assuntos ligados à tecnologia e às novas soluções inteligentes para problemas do nosso cotidiano estão em alta, mas ainda sofrem com os paradigmas, filtros e até mesmo um desconhecimento geral sobre o tema. E tudo isso faz parte de uma necessária construção.

A bem da verdade, o desafio é simplificar o tema. Nessa sexta-feira, por exemplo, durante o programa Frente e Verso realizado no estande do RS Innovation, no Parque Assis Brasil, em Esteio, duas startups apresentaram produtos que todo produtor entende de forma simples. Uma das inovações auxilia no combate ao abigeato. A outra ataca a estiagem.


TIRO CURTO

• Ex-governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Eduardo Leite (PSDB) será o palestrante da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O evento ocorre na próxima terça-feira.

• A câmara de Lajeado se prepara para a “Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos”. Historicamente, o mês de setembro é dedicado a essas campanhas.

• O tema sobre o pagamento de IPTU pelos clubes sociais de Lajeado ainda gera ruídos entre diretores de agremiações e setores do poder público.

• Em Estrela, a “Festa Neon – 35 Sarau de Damas”, organizado pelo Lions Clube, está no centro de uma polêmica. Ocorre que o acesso não será permitido a menores de 18 anos, e isso gerou indignação em algumas pessoas que compraram ingresso.  A entidade esclarece por meio de nota e avisa que, “tendo a preocupação constante em seguir a legislação pátria no que se refere ao consumo de bebidas alcóolicas por menores de 18 anos”, e não dispondo de uma estrutura para fiscalização, a Equipe Diretiva optou por proibir. E, de acordo com a direção, o aviso sobre tal regra foi explicitado a partir do dia 9 de agosto.

Acompanhe
nossas
redes sociais