Obras entre Lajeado e Estrela iniciam por construção de passarela

DUPLICAÇÃO DA BR-386

Obras entre Lajeado e Estrela iniciam por construção de passarela

Cerimônia na manhã de hoje marca início dos trabalhos junto ao canteiro instalado pela Eurovias. Intenção da CCR ViaSul é entregar trecho de 5,1 quilômetros com capacidade ampliada até fevereiro de 2024. Primeiras intervenções se concentram nas imediações do Shopping para construção da nova passarela

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Atualizado quinta-feira,
11 de Agosto de 2022 às 08:19

Obras entre Lajeado e Estrela iniciam por construção de passarela
Entrada do shopping virou um canteiro de obras devido a construção da nova passarela. Trata-se da primeira intervenção prevista no projeto. Créditos: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais uma etapa importante dentro do processo de concessão da BR-386 terá início hoje. A CCR ViaSul dará a largada às obras de construção das faixas adicionais no trecho entre Lajeado e Estrela. Uma solenidade está prevista para as 10h30min, com a presença de representantes da concessionária, de órgãos federais e também de prefeitos dos dois municípios.

A cerimônia ocorre junto ao canteiro de obras instalado pela Eurovias, empresa terceirizada responsável pela obra, nas imediações da passarela próxima ao Shopping Lajeado, sentido interior-capital. As primeiras máquinas já começam a atuar no trecho, nas chamadas intervenções preparatórias.

As obras iniciariam em fevereiro deste ano. Pouco depois, foram adiadas para maio. Porém, a demora na aprovação do projeto executivo, por parte da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), empurrou o começo dos trabalhos para o segundo semestre. O prazo de conclusão segue previsto para fevereiro de 2024.

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Serão construídas faixas adicionais em ambos os sentidos da rodovia, no trecho de 5,1 quilômetros, a partir do entroncamento com a ERS-130 até o trevo principal de acesso à Estrela. Além disso, estão previstas duas passarelas, melhorias em interseções e acessos, alargamento de pontes e viadutos e um novo trevo na ligação com a ERS-129. Toda a extensão também terá iluminação inteligente e barreiras na divisória entre as duas pistas.

O investimento total é de R$ 100 milhões. Conforme o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch, a obra vai trazer maior conforto e segurança numa região com tráfego intenso de veículos. Um exemplo são as remodelações nas faixas auxiliares existentes nas alças de entrada e saída da BR, que, segundo ele, permitirão melhor integração da cidade com a rodovia.

Cronograma e impactos

Segundo Hirsch, como o prazo de conclusão não foi alterado, a CCR trabalha para entregar até 50% das obras em fevereiro do próximo ano. As intervenções começam pelo trecho de Lajeado, entre os quilômetros 346 e 349. A obra do novo trevo de ligação à ERS-129, considerada a mais complexa, também inicia ainda em 2022.

O alargamento da ponte sobre o Rio Taquari, na divisa entre Lajeado e Estrela, também chama atenção. Os acostamentos existentes hoje serão transformados em novas pistas para a passagem de veículos. “E faremos uma estrutura por fora da ponte, de metal, para ser o novo passeio de pedestres”, explica.

Quanto ao impacto da obra na rotina da comunidade, Hirsch diz que é inevitável. Descarta que ocorrerão bloqueios totais na rodovia e reitera que a CCR trabalhará em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e os departamentos de Trânsito dos municípios para minimizar transtornos.

“Nossa agenda de intervenções será disponibilizada semanalmente, no sentido de informar o usuário para que ele se programe e faça um caminho interno ou utilize conexão que não passe por algum ponto com obra”, sintetiza.

Debate sobre ciclovia

O projeto das faixas adicionais foi anunciado pela CCR ViaSul ano passado. Desde então, são recorrentes questionamentos sobre um espaço adequado aos ciclistas na rodovia. O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Lajeado vai buscar, junto à concessionária, esclarecimentos sobre o tema.

“Tivemos reunião nesta semana do Comtur e decidimos convidar a CCR para uma conversa. Queremos ver como vai ficar a situação de quem transita de bicicleta pela rodovia. Tanto dos ciclistas de lazer quanto de quem usa a bicicleta como meio de locomoção ao trabalho”, comenta o presidente, Alício de Assunção.

Na reunião, o Comtur quer conhecer o projeto da terceira faixa e verificar se ainda existe a possibilidade de contemplar os ciclistas. “É uma obra que terá impacto no turismo regional e na circulação das pessoas e trabalhadores”, justifica.

Primeiros trabalhos

A primeira grande obra dentro do pacote de investimentos ao trecho é a construção da nova passarela nas imediações do Shopping Lajeado. Ontem, máquinas e trabalhadores da Eurovias faziam intervenções no local. A movimentação também causa transtornos no acesso ao centro comercial.

O superintendente do shopping Nelson Noschang entende que a visibilidade de quem trafega da rodovia e ingressa no local fica prejudicada. Sobretudo quando são pessoas de fora. “Os clientes internos estão a par da situação, mas muitos podem imaginar que estamos fechados devido às obras. Os tapumes estão ali por questão de segurança. É um mal necessário para uma melhoria”, salienta.

A tendência é de que a construção da passarela se estenda por até 60 dias, conforme Noschang. Até lá, a administração do shopping trabalhará para minimizar impactos negativos a clientes e lojistas. “Podemos ter um pequeno prejuízo, mas é uma coisa pontual. Trata-se de uma obra pública importante, que vai ficar bonita. Vamos sinalizar bem para facilitar”.

 

Toda extensão do trecho entre Lajeado e Estrela contará com uma terceira faixa. O viaduto da avenida Alberto Pasqualini terá uma quarta faixa para as alças de acesso e saída. Crédito: Divulgação


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