Autoridades em campo

Regional Aslivata

Autoridades em campo

Cerca de 120 árbitros e auxiliares trabalharão na competição que inicia neste fim de semana

Por

Autoridades em campo
Taxa tem no currículo sete finais de categoria titular. Neste ano foco será na categoria veterano e aspirante - Foto: Ezequiel Neitzke
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Peça fundamental em uma partida de futebol, os árbitros estão preparados para mais uma edição do Regional Aslivata. Neste ano, a coordenação dos homens do apito fica a cargo da Associação Regional de Árbitros (ARA) e Pivi Arbitragem.

Responsável pela ARA, Alexandre Horn destaca que equipe tem em torno de 70 árbitros aptos para trabalhar na competição. Salienta que em virtude das distâncias e compromissos pessoais dos profissionais não conseguiram se reunir presencialmente. “Sabemos que muitos se prepararam na parte física e outros procuraram se aperfeiçoar na teoria, com cursos nas federações de campo e futsal.”

Cita que nos primeiros domingos, os árbitros serão convocados no domingo de manhã para receberem orientações, para dar um bom andamento a competição.

Por fim de semana, a competição deve reunir cerca de 60 árbitros – Foto: Ezequiel Neitzke

Sobre o Regional deste ano, Horn destaca que os juízes e auxiliares estão cientes que o nível técnico dos jogos será elevado. Além disso, comenta que todos estão ansiosos pela competição, por causa desse hiato de quase três anos. “Espero que possamos integrar as comunidades. Que a disputa fique dentro das quatro linhas e que fora isso tudo vire festa, pois esporte é saúde. Que comece o Charmoso Regional.”

Temos que minimizar os erros”

Responsável pela Pivi Arbitragem, Jair Welter salienta que 40 árbitros e auxiliares trabalharão na competição neste ano. Desses, a grande maioria também trabalha para competições da Federação Gaúcha de Futebol.

Cita que o nível de exigência estará mais alto neste ano. “Estamos cientes que devido aos altos investimentos, se o retorno não vier dentro de campo a culpa do fracasso será nossa, então temos que minimizar os erros.”

Para evitar problemas, Welter sugeriu para que sua equipe estudasse e se preparasse fisicamente. Cita que, por causa da distância, não conseguiu os reunir para conversar e alinhar. “Deixei bem claro para eles, quem não conseguir ter um bom desempenho será cortado da competição.”

Sobre a rodada deste fim de semana, está com os árbitros escolhidos, porém depende da escala da FGF que sai nesta quinta-feira.

Sete finais no currículo

Jorge de Freitas, o “Taxa” é a referência no apito no Vale do Taquari. O árbitro participou de todas as edições do Regional e tem no currículo sete finais de primeiro quadro. Para ele, essa marca mostra que o juiz tem que estar em um bom momento e bem quisto pelos clubes, pois são eles que escolhem os árbitros finais.

Taxa salienta que nesta temporada vai apitar menos, devendo ficar entre aspirante e veterano. Cita que pelo fato de ter 18 equipes de 17 cidades, a competição será a mais disputada dos últimos anos. “Vai ser um dos melhores campeonatos que já aconteceu, por isso vou ficar mais do lado de fora, controlando a arbitragem e escutando os clubes.”

Transmissão
No fim de semana, o Grupo A Hora transmite dois jogos. No sábado, em Boa Vista do Sul, o confronto entre Boavistense e Fluminense, de Mato Leitão. Já no domingo, em Marques de Souza, o Brasil encara o Juventude, de Guaporé. Em ambos os jogos, o Concentração inicia às 14h30min. O Grupo A Hora transmitirá todas as rodadas.

Lançamento do Regional

A 23ª Copa Certel/Sicredi Aslivata 2022 será lançada nesta quinta-feira, dia 11, no Clube dos Quinze, em Lajeado. Nesta edição estão confirmadas 56 equipes, divididas em Série A, Série B e Veteranos.

Acompanhe
nossas
redes sociais