Encontro regional valoriza trabalho da mulher no campo

ARROIO DO MEIO

Encontro regional valoriza trabalho da mulher no campo

Evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em março. Programação conta com culto, palestras a apresentações culturais

Por

Encontro regional valoriza trabalho da mulher no campo
Marlene Grassi é uma das coordenadoras do Encontro das Margaridas. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um encontro de discussão em torno dos direitos da mulher trabalhadora rural. Este é um dos objetivos do Movimento de Mulheres (MMTR) com a realização do Encontro das Margaridas.
O evento ocorre quinta-feira, 11, no CTG Querência do Arroio do Meio, inicia às 8h. Cidades de Travesseiro, Capitão estarão representadas.

O grupo é ligado ao Sindicato dos Trabalhadores rurais (STR) o evento também marca o Dia Internacional da Mulher comemorado em março, porém o evento não foi realizado em função dos elevados casos da covid-19. A agricultora Marlene Grassi, do distrito de Forqueta é uma das coordenadoras.

Segundo ela, o encontro é uma forma de reunir o público feminino, resgatar a história de conquistas e de rever a importância da mulher na sociedade. O encontro é realizado desde a década de 80 em Arroio do Meio, sempre reuniu líderes de Travesseiro e Capitão, ligadas ao STR. Conforme Marlene, a criação do grupo foi motivada pela falta de direitos na época.

No passar dos anos, a agricultora cita a conquista do transporte escolar para o Ensino Médio e Superior, a aposentadoria rural tanto aos homens e mulheres, a emissão do talão de produtor e ampliação do atendimento médico nos municípios seja em clinico gerais, especialidades ou exames. “Foram reivindicações do grupo que surtiram efeito, ações mantidas até hoje”, destaca Marlene.

A data do evento foi escolhida em homenagem à Margarida Alves, tem o apoio da Emater/RS-Ascare do STR. Duas palestras estão confirmadas, uma com a extensionista Elisangela Teixeira e Carlos Menta Giasson. Ambas atividades abordam a importância dos trabalhadores rurais para a sociedade.

A programação conta também com apresentações culturais, culto ecumênico e a atração musical por conta dos irmãos Guilherme e Renata Garcia de Pouso Novo.

Transporte nos municípios

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais disponibiliza transporte gratuito para quem participar do evento. Em Arroio do Meio o roteiro passa por todas as comunidades. Em Capitão, o município disponibiliza o transporte até o centro, onde um ônibus sairá passando pela São Jacó, ERS-130 até o CTG. Em Travesseiro o roteiro inicia às 7h30min em Barra do Fão.

Programação

8h30min – Recepção
9h – Abertura
12h – Almoço
13h – Apresentações culturais
14h – Palestra
15h – Encerramento


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais