Comitiva de Lajeado visita sede da Fecomércio-RS

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Comitiva de Lajeado visita sede da Fecomércio-RS

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma comitiva de Lajeado visitou a nova sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, na tarde de ontem. Cerca de 30 pessoas integraram o grupo, que teve participação do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), do presidente da Câmara da Indústria e Comércio (CDL), Aquiles Mallmann e do presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Vale do Taquari (Sindilojas), Giraldo Sandri — entidade a qual organizou a excursão.

O grupo foi recebido pelo gerente de relações institucionais da Fecomércio-RS, André Sander.
O novo e moderno espaço foi desenhado para promover o desenvolvimento do setor e impulsionar a criação de novas tecnologias para o varejo. O investimento na obra foi de R$ 230 milhões e a construção decorreu durante 40 meses.

A comitiva ainda visitou o Lab Fecomércio, incubadora empresarial dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para o comércio e serviços. Sua estrutura física, de mil metros quadrados, comporta cerca de 250 pessoas e conta com estúdio para foto, gravação e transmissão de áudio e vídeo, salas de webconferência.

O HUB de inovação da Fecomércio está com inscrições abertas para startups interessadas em propor novas soluções para o comércio gaúcho e para as entidades representativas do setor.  Destaque também para a apresentação da plataforma Participa +, criada pela Fecomércio-RS para ouvir a opinião dos empresários acerca de projetos em tramitação nos legislativos Estadual e Federal.

Crédito: Thiago Maurique


“Mulheres em Transformação” inspiram palestras na Acil

O tema “Mulheres em Transformação” inspirou palestras na tarde de ontem, no Fórum da Mulher Empresária, promovido na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Para falar sobre a mulher no empreendedorismo, sobre empoderamento e transformações do meio, o Fórum teve duas palestras com mulheres empreendedoras.

A ex-presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite, falou sobre mulheres que inspiram. A profissional destaca que características femininas como empatia, carisma e sensibilidade transformam vidas e mudam a realidade da sociedade.

A segunda palestra ficou por conta da mentora de mães Gabriela Rockenbach, discorreu sobre autoestima e autoconhecimento feminino. De acordo com ela, as mulheres foram, historicamente, relegadas a um papel secundário: cuidar da casa e dos filhos. Embora essa realidade tenha mudado, afirma que as mulheres ainda carregam esse eco do passado. A colaboração foi do colega Henrique Pedersini.

Crédito: Henrique Pedersini

Crédito: Divulgação


Nível de endividamento é o maior em 12 anos

O segundo semestre começa com 29% das famílias brasileiras com algum tipo de conta ou dívida atrasada, conforme dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

É o maior percentual de inadimplência registrado desde 2010, quando a pesquisa começou a ser divulgada. O endividamento das famílias brasileiras chegou a 78% em julho, maior índice registrado nos últimos 12 anos.

O percentual de comprometimento da renda permanece em 30,4%, desde abril, mas 22% dos brasileiros estão com mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívida – resultados da soma entre a crise provocada pela pandemia e a perda do poder de compra do consumidor diante da inflação.


RÁPIDAS

• Lançamento Florestal – A Florestal Alimentos lançou a bala Bruxolita Q’Pinta. A nova versão do candie chega ao mercado em formato quadrado de 5g e é vendida em pacotes de cem unidades. O lançamento tem foco no halloween, o dia das bruxas, comemorado em 31 de outubro. Data tradicional no calendário norte-americano, na qual os moradores distribuem doces às crianças , o halloween ganha cada vez mais adeptos no Brasil.

• Seminário Sincovat – Agendado para 22 de setembro, Dia do Contador, o 14º Seminário Sincovat terá debates sobre turismo, gestão, economia e rotinas contábeis. Promovido pelo Sincovat e pela Aescon VT, o evento ocorre das 12h30min às 20h45min no Teatro da Univates e, com o tema “Contabilidade, a referência na gestão”. O encontro promete demonstrar o papel do profissional contábil no suporte às carências e desafios das organizações.

• Exportações do agronegócio – Dados divulgados pela Farsul mostram queda de 17% no valor exportado pelo agronegócio gaúcho em julho, na comparação com o m. O setor foi responsável por 67% do faturamento das exportações do Rio Grande do Sul julho, com US$ 1,2 bilhão gerados. Em volume, a participação é de 87% do total embarcado, sendo totalizada 1,5 milhão de toneladas. Em relação a junho de 2022, houve aumento de 3% no valor e 6% no volume.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais