Golpe do emprego e o descuido com os dados

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Golpe do emprego e o descuido com os dados

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com 11,3 milhões de desempregados, o Brasil se tornou terreno fértil para golpes em quem busca uma recolocação – o chamado golpe do emprego. Levantamento da plataforma de compra e venda OLX, aponta cerca de 29 mil golpes por mês aplicados em pessoas que buscavam trabalho entre os meses janeiro e maio deste ano.

As fraudes vão desde anúncios de vagas falsos, com o intuito de roubar informações pessoais dos candidatos, até golpes financeiros, com a cobrança de taxas para seleções de empregos que não existem.

Em parte dos casos os criminosos anunciam ofertas de empregos chamativas, prometendo altos ganhos com poucas horas de trabalho, além de home office. Em outros, os bandidos enviam mensagens de texto ou em aplicativos como o Whatsapp usando indevidamente nomes de empresas reconhecidas para atrair as vítimas.

Pode parecer absurdo, mas outra pesquisa realizada pela OLX mostra que 80% das pessoas que buscam vagas on-line informam o número do celular no primeiro contato com as ofertas, mesmo antes de saber a autenticidade.

Outros 64% informam e-mail e nome completo, enquanto 18% enviam o número do CPF. De posse desse dados, os fraudadores podem praticar diferentes crimes, como clonar o whatsapp.


Transformação digital e Startup Weekend

Evento que fez parte das prévias para o Startup Weekend Lajeado, debate sobre transformação digital reuniu especialistas do setor no salão de eventos da Acil na noite de terça-feira.

Com participação da vice-presidente de Design Digital e Inovação da Ilegra, Caroline Capitane, e o co-founder & CTO (Chief Technical Officer) da BIMachine, Augusto Fleck, o painel mediado pelo diretor da Construtora Zagonel, Joni Zagonel, apresentou dicas sobre como começar o processo de digitalização e do uso de dados nas empresas.

Na próxima quarta-feira, 10, o mercado de startups será tema da aula inaugural dos cursos de gestão da Univates, em painel sobre os desafios de empreender. Participam do encontro os representantes das startups LinkLei, 1ª rede social jurídica do Brasil, e Inovapictor, com foco em propriedade intelectual.

O debate será mediado pelo presidente da Associação Gaúcha de Startups, Bruno Bastos e também abrirá espaço para divulgação do Startup Weekend Lajeado – que ocorre entre os dias 23 e 25 de setembro, no Vibee.

Crédito: Divulgação


Fontana SA integra Pacto Global da ONU

Fabricante de produtos de higiene e limpeza, cosméticos e oleoquímicos com sede em Encantado, a Fontana SA foi aprovada no programa Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Lançado em 2000, o programa visa alinhar as estratégias e operações das empresas participantes a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Também provoca as organizações privadas a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes em 160 países.


RÁPIDAS

• Empreendedorismo feminino – O Fórum da Mulher Empresária da ACIL promove na próxima terça-feira, 9 de agosto, o workshop Mulheres em Transformação. O encontro terá palestras com a líder empresarial e ex-presidente da Federasul, Simone Leite, com o tema Mulheres que Inspiram, e com a mentora de mães Gabriela Rockenbach, que discorre sobre Autoestima e autoconhecimento feminino.

A programação começa às 13h30min, no salão de eventos da entidade e também terá momentos dedicados ao networking. As inscrições são limitadas, ao valor de R$ 45, e podem ser realizadas no sympla.com.br.

• Curso de barbeiro – O Senac Lajeado está com inscrições abertas para o curso de Cortes Masculinos e Design de Barba – para formação de barbeiros profissionais. As aulas começam no dia 12 de setembro e ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h.

O curso tem como pré-requisitos idade acima de 16 anos e ensino fundamental completo. Mais informações no endereço senacrs.com.br/lajeado, telefone (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 99202-5169.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais