Arte, história, cultura e preservação

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Arte, história, cultura e preservação

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O mês de agosto foi o escolhido para celebrar o Patrimônio Cultural no Brasil. Por conta disto, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) realizou um instigante evento na noite de ontem, no auditório do prédio 11 da instituição.

A programação, aberta à comunidade, apresentou o legado de Angelo Fontanive, arquiteto italiano formado pela Escola de Belas Artes de Veneza. Ele migrou para o Brasil em 1926, e deixou importantes marcas em cidades gaúchas. Entre essas, Ilópolis, Putinga e Vespasiano Corrêa, no Vale do Taquari.

Crédito: Divulgação

Além de uma roda de conversa com o cineasta Cleber Zerbielli e com o arquiteto e urbanista André Huyer, o público presente conheceu o documentário biográfico “De Roma para Putinga”, que conta a trajetória de Fontanive, considerado um “mestre renascentista” de renome mundial.

O filme retrata a história e a obra do artista sob a visão de admiradores e familiares. São histórias quase esquecidas pelo tempo, mas que agora foram devidamente registradas e eternizadas. Vale a pena apreciar. E preservar, é claro!


TIRO CURTO

• O acesso à Lagoa da Harmonia é mundialmente conhecido graças aos eventos de downhill de skate. Nos últimos meses, a fama também tem atraído novos empreendimentos. Cervejaria, espaços de treinamento e pousadas são apenas alguns exemplos.

• Consultor do Pro_Move Lajeado, Albano Mayer participou ontem de evento na Unipampa, em Santana do Livramento, para apresentar o case de inovação da nossa cidade.

• A câmara de Lajeado deve votar hoje o projeto de lei para criação do Bairro Jardim Botânico. A matéria foi proposta pelos vereadores Deolí Gräff (PP) e Ederson Spohr (MDB).

• No sábado, durante evento em Anta Gorda, o empresário Antônio Chiamulera gravou um vídeo ao lado de Enio Bacci (União Brasil), candidato a deputado federal, e Gláucia Schumacher (PP), candidata a deputada estadual. Ele reforçou a importância do Vale eleger representantes.

• O PSDB de Lajeado realizou um encontro com correligionários na noite de ontem, no Salão Padel do Clube Sete de Setembro. E a atração do encontro foi Gláucia Schumacher (PP).

• Beto Albuquerque desistiu e o pré-candidato a governador do PSB é Vicente Bogo.

• A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) já confirmou dois encontros com candidatos ao Palácio Piratini. No próximo dia 11, o convidado da reunião-almoço é Luís Carlos Heinze (PP). No dia 23, é a vez de Onyx Lorenzoni (PL).


Ecossistemas e intercâmbio

Coordenadora do setor de projetos especiais e inovação na prefeitura de Lajeado, Mariela Portz participa da 26ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, evento que ocorre entre os dias 1º e 5 de agosto, em Foz do Iguaçu.

A realização é da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ontem ela conheceu o BioPark, em Toledo (PR). Hoje a visita será no Parque Tecnológico Itaipú, na cidade sede do evento.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais