O antigo cinema de Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O antigo cinema de Lajeado

Por

Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

O movimento das salas de cinema do antigo Unishopping era notícia nos jornais. No período de férias escolares, o número de visitantes dobrava. Conforme nota do Jornal O Informativo do Vale, no geral, as sessões do cinema Arco-Íris de Lajeado costumavam ter cerca de 40 espectadores, mas, nas férias, passavam dos 100 visitantes diários.

O antigo Unipark, de brinquedos infantis, também registrava maior movimento . Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Estimativa superada

Há 20 anos, veiculavam dados sobre o número de idosos no Brasil. Eram mais de 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em 2002. A estimativa da época era de que, em 20 anos, a população idosa chegaria a 30 milhões de pessoas. Quinze anos mais tarde, a estimativa foi superada: em 2017, o número de idosos no Brasil chegou a 30,2 milhões.


Enquanto isso…

Casa dos Artistas – Encerrava a terceira temporada do reality show “Casa dos Artistas”, exibido pelo SBT, no estilo “Big Brother”. O reality só voltou às telas em 2004, quando registrou a última temporada. O final da primeira edição do programa “Casa dos Artistas”, em 2001, deu ao SBT a maior audiência da história da emissora.


Há 50 anos

Homenagem a Theobaldo Dick

Theobaldo Dick. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado

Há 50 anos, o professor Theobaldo Dick era homenageado pela Caixa Econômica Estadual “pelos relevantes serviços prestados à instituição”. Dick era gerente da agência de Lajeado desde 1963 e havia solicitado exoneração em maio de 1972.

O assunto era manchete de O Informativo e trazia também a biografia do homenageado. Nascido em 1902, na Linha Geral, em Estrela, Dick lecionou em diversas cidades e inclusive foi diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres, de 1927 a 1950. Foi durante a direção de Dick que a escola mudou o nome de Colégio Lageadense* para Alberto Torres, na década de 1940. Além disso, Theobaldo Dick também foi secretário geral de Lajeado, em 1952.

*Grafia da época


 

Construção do Colégio Evangélico Alberto Torres, em 1966. Na foto, à frente estão o vereador Ney Arruda, o governador Ildo Meneghetti e o prefeito Dalton de Bem Stumpf. Crédito: Acervo CEAT


Enquanto isso…

Dia do agricultor – O vigésimo oitavo dia do mês de julho foi escolhido como homenagem aos agricultores em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A data foi definida em referência ao centenário de criação do Ministério da Agricultura, por Dom Pedro II, em 28 de julho de 1860.


Hoje é

-Dia do Agricultor.
-Dia mundial de combate à Hepatite
-Dia do Chocolate ao Leite

Santos do dia:
– São Celestino
– Santa Afonsa Muttathupadathu
– São Botuído


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais