Associação inaugura abrigo para crianças e adolescentes

TEUTÔNIA

Associação inaugura abrigo para crianças e adolescentes

Instituição receberá até 20 jovens de Teutônia, Paverama, Westfália, Poço das Antas e Imigrante

Por

Associação inaugura abrigo para crianças e adolescentes
nauguração do Abrigo Estrelas do Amanhã ocorre na sexta-feira, 29. Crédito: Divulgação
Teutônia

O Abrigo Estrelas do Amanhã será inaugurado nesta sexta-feira, 29. O centro de acolhida recebe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos e é organizado pela Associação Abrigo Comarca de Teutônia, constituída por representantes de Teutônia, Paverama, Westfália, Poço das Antas e Imigrante.

Desde 2016, o Ministério Público (MP) determinava a implantação de um centro de acolhimento para jovens na região da Comarca. Em 2021, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para os municípios, que deu início às atividades.

O TAC determinava a criação de uma associação, composta por servidores públicos concursados, que seriam responsáveis pela gestão e funcionamento do abrigo. Os cinco municípios da Comarca assinaram convênio para o repasse mensal de um valor fixo per capita e mais um valor extra para cada acolhido.

Funcionamento

O Abrigo Estrelas do Amanhã oferece serviço diário e ininterrupto. Está localizada em uma área residencial e central, onde os acolhidos terão acesso aos serviços de saúde, assistência social e educação.

O atendimento será prestado por uma coordenadora, com carga horária de 40 horas semanais com formação específica, e equipe técnica composta por assistente social e psicóloga com carga horária de 30h semanais cada. Também possui 4 cuidadores e 4 auxiliares de cuidadores.

A instituição oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. O ingresso e a permanência no Serviço de Acolhimento se dá por determinação judicial ou Conselho Tutelar.

Estrutura

A estrutura física possui cinco quartos, três banheiros e uma sala ampla com espaço para realizar atividades e momentos de descanso. No local também há um refeitório, cozinha, despensa, salas para atendimento da equipe técnica e de coordenação, e um espaço ao ar livre, com pátio amplo e árvores frutíferas.

Importância do acolhimento local

Conforme a administração de Teutônia, com uma instituição localizada no município, as crianças não precisam mais ser retiradas de seu território e rotina.

Elas continuam a frequentar a sua escola e a conviver com seus amigos, sem a necessidade de romper os vínculos e relações já estabelecidas. De acordo com a administração, Isso facilita o trabalho em rede e permite um serviço acolhedor e humanizado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais