Agroindústrias buscam auxílio para pagar análises

TEUTÔNIA

Agroindústrias buscam auxílio para pagar análises

Custo dos testes laboratoriais são entrave para aumento da atividade. Produtores indicam que recurso ajudaria no lançamento de novos itens e atração de investidores

Por

Agroindústrias buscam auxílio para pagar análises
Associação que beneficia mel para distribuir é uma das que demandam apoio do município para custear testes. Crédito: Divulgação
Teutônia

A necessidade de destinar parte do orçamento para análises dos produtos em laboratórios gera uma mobilização das agroindústrias para obter aporte do governo para este custeio.

O assunto fez parte das discussões na câmara de vereadores na sessão desta semana, com uma indicação feita pelo parlamentar Valdir Griebeler (PSDB).

Na proposta do vereador, o município auxiliaria cada um dos produtores com um valor fixo, já que algumas delas precisam de mais que uma análise por ano, o que se torna uma sobrecarga para a manutenção das atividades. O intuito é valorizar o segmento, ampliar o alcance e produtividade das indústrias, além de atrair novos investidores.

Griebeler aponta a necessidade de diversificar as atividades. Segundo ele, frango, leite e suínos já tem grande escala, mas que os incentivos são importantes para evitar a extinção dos pequenos produtores. Ele defende uma maior articulação junto à administração para que o trabalho das agroindústrias tenha maior sustentabilidade.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Margarete Müller Dhein, entende que a proposta do vereador é viável. “Vamos ao encontro do cumprimento da legislação e da execução do cronograma de análises físico-química e microbiológica da água de abastecimento interno e produtos de origem animal registrados no Serviço de Inspeção Municipal”.

Análises importantes, mas onerosas

Responsável técnico pelo Entreposto do Mel, da Associação dos Apicultores, Adílson Cord destaca que a agroindústria trabalha somente com mel e o custo das análises laboratoriais é um dos fatores que impede o lançamento de outros produtos. Mesmo assim, aponta a importância dos testes. “Temos que pensar na segurança alimentar, no bem do consumidor”.

O serviço de inspeção, ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é quem faz a coleta as amostras e envia à Univates, que formaliza a autorização do estudo.

Cord relata que o Entreposto precisou destinar mais de R$ 1 mil para os testes, parte do valor abatido pelo Bônus Metrologia do Sebrae, que auxilia o acesso a serviços de análise em produtos.

Desafio para o município

Teutônia conta com 12 agroindústrias nos ramos da panificação, compotas, conservas, embutidos e derivados de leite. Lídia aponta a importância do segmento para a economia do município.

“Dentro da produção primária, a participação das agroindústrias, juntamente com a produção de hortifrutigranjeiros, carvão, lenha e demais produções de subsistência comercializados, engloba em torno de 12,26%”.

Mesmo com leis de incentivo para a construção de agroindústrias, o governo vê como um grande desafio seguir com investimentos e atrair jovens para continuar com as atividades agrícolas.

“A significativa redução do número de filhos e as mudanças nas relações familiares tem possibilitado aos jovens buscar alternativas individualizadas e muitas vezes fora da propriedade rural”, finaliza a secretária.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais