Nosso Vale tem um Festival de Música!

Opinião

Jonas Ruckert

Jonas Ruckert

Diretor do Colégio Teutônia

Assuntos e temas do cotidiano

Nosso Vale tem um Festival de Música!

Por

Atualizado segunda-feira,
11 de Julho de 2022 às 16:12

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Imaginemos em uma compilação rápida os 24 melhores jogadores(as) de futebol do Brasil ou, ainda, 24 dos nomes mais exponenciais do país em qualquer uma das modalidades esportivas.

Façamos o mesmo exercício pensando em 24 atrizes e atores da dramaturgia brasileira, aqueles que julgamos os melhores, que escolheríamos a dedo para interpretarem os papéis de uma peça teatral, quiçá escrita por você.

Saibam que é isso que está prestes a acontecer! De 17 a 22 de julho em nosso Vale do Taquari, o Festival de Música trará 24 renomados musicistas do cenário brasileiro, convidados a dedo, com vivências internacionais, com atividades profissionais solo ou junto às orquestras sinfônicas e conhecidos artistas. Procurem aí nas redes “um café lá em casa”. Esta iniciativa é do musicista, violonista e guitarrista Nelson Faria. Entre tantos ícones, ele estará no Festival!
O Festival de Música de Teutônia acontece em sua edição de número 5!

Uma iniciativa do Colégio Teutônia, abraçada por cooperativas e empresários, juntamente com a gestão municipal da cidade, para oportunizar à crianças e jovens uma semana de atividades em três turnos, com aulas, atividades culturais, apresentações, concertos, refeições e lanches.

Tudo em um único espaço, junto ao Colégio Teutônia. Imaginemos essa convivência que respira música o tempo todo, todo o tempo e tem, na raiz de sua condição, face ao promotor ser um educandário que mantém em seu quadro 11 profissionais da área, o elemento formativo educacional. Por quê? Porque o Festival de Música de Teutônia, dentre pouquíssimos que ocorrem no estado – lembro aqui de Vale Vêneto, do Festival de Gramado e Festival SESC de Pelotas – não tem pré-seleção e recebe desde crianças em início de aprendizagem até adultos com boa performance instrumental. E para quem é?

Para quem quiser, para quem tiver desejo em ter aulas de bateria com Márcio Bahia, de tuba com Bruno Brandelise, de acordeon com Matheus Kleber, de trompete com o argentino Matías Nievo, com…, com…, com… (a relação de cursos e profissionais está nas redes do Festival de Música de Teutônia e Colégio Teutônia).

O Vale está bem. É um exponencial econômico, na área da saúde, nos ramos empresarial e de serviços, mas se torna urgente o investimento em cultura. Não apenas aquela de ordem musical, mas também! Porque ela é formativa, restaurativa e social. O Festival de Música de

Teutônia segue com as inscrições abertas, também para professores de musicalização. Um curso só para esses profissionais está sendo oferecido. Se você conhece alguém que faz música, anime-o! Se você gosta de música, participe das noites culturais. Informe-se sobre a programação. Todas as entradas são francas. Participe conosco! É inenarrável! Você vai se emocionar!

Ainda, para concluir: sabem como termina cada noite do Festival? Na casa de uma família que hospeda um instrumentista de forma voluntária e às quais precisamos agradecer desde já!

Um viva para a vida! Um viva para o Festival de Música de Teutônia!


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais