O envelhecimento populacional visto a  partir de seus desafios  e oportunidades

Opinião

Cíntia Agostini

Cíntia Agostini

Vice-presidente do Codevat

Assuntos e temas do cotidiano

O envelhecimento populacional visto a partir de seus desafios e oportunidades

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um tema que aparece com mais frequência a cada momento que passa é o do envelhecimento ou a compreensão de que somos uma sociedade que quer viver mais e melhor.

Observando os dados da população do Vale do Taquari, percebemos que as estimativas populacionais, segundo o Departamento de Economia e Estatística do Estado do RS, indicam que a população regional cresceu em média 14%, entre os anos de 2010 e 2020, totalizando 381.015 pessoas.

Particularmente, se observarmos a população de 60 a 69 anos, o crescimento nesse mesmo período foi de 16,6%; já a população de 70 a 79 anos aumentou 17,95%; e a população de mais de 80 anos cresceu 40% entre os anos de 2010 para 2020, passando de 8.677 para 12.177.

Ainda, se observarmos os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os mesmos demonstram que a população atual com mais de 65 anos no Brasil é de 9,83% e passará para 25,5% em 2060. Na nossa região, a população acima de 65 anos já é de 13,97%, ou seja, maior que a média brasileira.

Os dados demonstram aquilo que percebemos no dia a dia, no entanto, os aspectos relevantes dessas constatações estão atrelados aos desafios para atender a esse grande grupo de pessoas que quer envelhecer com qualidade.

São desafios para os próprios idosos, desde questões pessoais, de saúde até sua inserção social; desafios para os familiares, que precisam promover os cuidados aos seus; desafios para a sociedade, que precisa observar, zelar e promover espaços de integração de idosos; desafios para o setor público, que possui a grande tarefa de ofertar políticas públicas que permitam realmente um envelhecimento associado ao bem viver; e, sem dúvida, oportunidades para aqueles que querem empreender.

Desde empreender para aqueles que possuem recursos, saúde e tempo para consumir, até aqueles que precisam de cuidados especiais. Sem romantizar e sem deixar de perceber que muitos idosos passam por inúmeras dificuldades, sustentam famílias com suas aposentadorias ou sofrem discriminações por não conseguir mais gerir sua própria vida, é perceptível que o envelhecimento é tema fundamental para o Vale do Taquari e para o Brasil.

Todos queremos envelhecer e quiçá consigamos chegar a muitos anos de vida e em condições de viver plenamente aquilo que desejarmos viver, por isso, é papel de todos perceber os desafios e construir oportunidades para o presente de alguns e o futuro de muitos.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais