Porto Alegre será uma das primeiras capitais a ter sinal 5G

TECNOLOGIA

Porto Alegre será uma das primeiras capitais a ter sinal 5G

Quinta geração de internet móvel entra em operação a partir desta quarta-feira, 6, em Brasília

Por

Atualizado segunda-feira,
04 de Julho de 2022 às 20:37

Porto Alegre será uma das primeiras capitais a ter sinal 5G
Crédito: Divulgação
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O sinal da quinta geração de internet móvel se torna realidade a partir desta quarta-feira, 6, com o início das operações em Brasília e 80% da área do Distrito Federal. Em reunião nesta segunda-feira, 4, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu as próximas capitais a terem a tecnologia ativada.  Em ordem, serão as seguintes: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Contudo, ainda não há uma data definida para cada uma.

De acordo com o conselheiro rupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi),  Moisés Moreira,  a Entidade Administradora de Faixa (EAF) fez testes na capital federal no fim de semana, e as operadoras concluíram todas as etapas para a ativação do 5G em Brasília ainda nesta semana.

A EAF listou São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa como as mais viáveis para a implantação da tecnologia depois de Brasília. A definição cabe aos técnicos da Anatel, bem como representantes do Ministério das Comunicações e as operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras do leilão do 5G, ocorrido em novembro do ano passado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais