Lajeado sedia audiência pública sobre efeitos da pandemia

Covid-19

Lajeado sedia audiência pública sobre efeitos da pandemia

Em torno de 30 pessoas participaram do encontro

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Junho de 2022 às 21:14

Lajeado sedia audiência pública sobre efeitos da pandemia
Crédito: Bruno Lemos/Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Câmara de Lajeado sediou, nesta quinta-feira, 23, a audiência pública da “Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Covid-19”.  A próxima cidade a receber será Pelotas.  Em torno de 30 pessoas participaram do encontro, conduzido pelo deputado Pepe Vargas (PT). O objetivo é  estabelecer políticas públicas para o atendimento destas pessoas e levar isto ao Governo do Estado.

O professor de história ,Flávio Miguel Henn, apontou a falta de memória como uma das sequelas da Covid-19. Ele ficou internado durante 15 dias em 2020 em estado crítico, mas não chegou a ir para UTI devido à ausência de leito daquele período. Assim, como ele, 70% das pessoas sofrem com alguma consequência da doença.

As audiências estão sendo realizadas nas cidades consideradas polos nas macrorregiões do Estado.  Os encontros devem originar um relatório com as demandas e sugestões e entrega-lo aos poderes públicos estadual e federal, além da Federação Nacional dos Municípios.

A Frente Parlamentar foi constituída a partir da aproximação com o Comitê Estadual em Defesa das Vítimas da Covid-19, que reúne entidades como o Conselho Estadual de Saúde Brasil e Conselho Regional de Enfermagem e a Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça.

O grupo tem ouvido lideranças políticas ligadas a área da saúde e vítimas da Covid-19, em busca de colaborar para o enfrentamento imediato, de médio e de longo prazo, dos efeitos causados pela doença. “É preciso dimensionar, construir estratégias urgentes para alterar esse cenário de invisibilidade, desatendimento e sofrimento”, completou. Os números apresentados na mídia, segundo o parlamentar, apontam o número de curados, o que leva a impressão de não existir consequência da doença.

“Estudos apontam que já consideram a existência da Covid-19 longa, com sintomas diversos e, diante disso há necessidade do poder público apoiar os estudos e serviços nestes termos”, afirmou o deputado. “Pepe também defendeu a implantação de um protocolo de orientação aos profissionais de saúde, atualmente implementado apenas em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Existem poucas experiências no âmbito nacional, com protocolo de orientação, mas é fundamental que os gestores públicos atentem para essa a necessidade”. O parlamentar elogiou a iniciativa do município de Santa Maria que constituiu um Núcleo de Atenção Pós-Covid-19.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais