Fiéis retomam tradição dos tapetes no Corpus Christi

RELIGIOSIDADE

Fiéis retomam tradição dos tapetes no Corpus Christi

Depois de dois anos sem as ornamentações que caracterizam a data cristã, voluntários voltam a enfeitar as ruas. Campanhas também arrecadam roupas e alimentos

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Junho de 2022 às 12:33

Fiéis retomam tradição dos tapetes no Corpus Christi
Em Moinhos, entre os grupos que confeccionam os tapetes, está o Apostolado da Oração. Crédito: Bibiana Faleiro
Vale do Taquari

Com serragens coloridas, flores e cartazes, os fiéis chegam às paróquias já na madrugada desta quinta para preparar os tradicionais tapetes de Corpus Christi. Celebrada hoje, 16, a data cristã marca a celebração do corpo de Jesus e, depois de dois anos, volta a enfeitar as ruas e igrejas.

Na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Lajeado, os tapetes são confeccionados por diferentes grupos de voluntários. Entre eles, está o Apostolado da Oração, que ficou encarregado por 10 metros do caminho em frente e ao redor da entidade.

De acordo com a coordenadora da pastoral, Noeli Lanzini, 69, foram sete tapetes feitos pelo grupo. Faz 12 anos que ela ajuda nas preparações, e cinco que está à frente do Apostolado da Oração. Este ano, além do uso de serragem e dos desenhos em tecidos, ela também vai utilizar flores naturais. “Apanho as camélias um dia antes e já deixo preparadas. Fica muito bonito. Corpus Christi é celebrado assim, e a gente continuou com a tradição”, destaca.

Maria Terezinha Folmer, 65, também participa do apostolado, e ajuda na preparação de Corpus Christi há 20 anos. Além disso, é ministra na igreja. Para ela, fazer as ornamentações é um ato de amor.
Na Igreja, o caminho de tapetes também é feito pelo grupo de jovens Onda, pela catequese, Pastoral da Caridade, entre outros setores da entidade. Todos voluntários.

Celebração cristã

Criada no século XIII, a celebração de Corpus Christi faz parte do calendário da Igreja Católica e marca o sacramento da Eucaristia. No Brasil, a data é feriado, sempre na quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa. A comemoração também sucede o Domingo Santíssimo, e lembra o dia em que ocorreu a Última Ceia, segundo a tradição.

Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli. Crédito: Divulgação

O Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, da Diocese de Santa Cruz do Sul, destaca que Corpus Christi é um dia especial. “É momento de louvarmos e agradecermos a presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Um dia para agradecer porque podemos entrar em comunhão com Jesus Cristo e por meio dele entramos em comunhão com nossas irmãs e irmãos”, afirma.

Dom Aloísio também destaca a solidariedade da data, e ressalta a importância da doação de roupas e alimentos para famílias carentes das comunidades. Na região, as missas já começam durante a manhã, com procissão pelos tapetes enfeitados. Segundo a tradição, a prática representa a passagem de Jesus ressuscitado.

Programação pelo Vale

Em estrela

Comunidades da paróquia São Cristóvão se encontrarão na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Linha Lenz. A missa, que ocorre no ginásio, será às 10h e a procissão, logo em seguida. A confecção dos tapetes começa às 3h30. Mas, ainda na quarta-feira, começou a preparação do salão para receber todos os fiéis.

“O Corpus Christi não é um feriado para ficar em casa, é para festejar junto com a comunidade”, afirma a coordenadora da Nossa Senhora do Rosário, Rosi da Costa, 54. Segundo ela, entre os materiais utilizados na confecção dos tapetes está a serragem pintada, sabão em pós, farinha de trigo de milho. A rua em frente a igreja será fechada pelo departamento de trânsito.

“Essa é uma festa que faz parte da igreja católica tem o intuito de celebrar a instituição da eucaristia, corpo e sangue de Jesus Cristo”, completa Rosi, que confeccionou seu primeiro tapete em 2011.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais