Dia dos Namorados deve injetar R$ 350 mi na economia estadual

Economia

Dia dos Namorados deve injetar R$ 350 mi na economia estadual

Sem promoção elaborada pela CIC, a promessa de frio forte, volta dos eventos e o melhor dia de vendas da semana devem impulsionar o comércio da região neste ano

Por

Dia dos Namorados deve injetar R$ 350 mi na economia estadual
A média de gasto por casal deve ser de R$ 280. Na região, a expectativa dos lojistas é por movimento intenso no sábado (Foto: Júlia Amaral)
Vale do Taquari

O Dia dos Namorados figura entre as datas mais importantes para o comércio. Conforme a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS), o volume de vendas pode chegar a 12% a mais do que em 2021. No comércio estadual, isso representa recursos que podem chegar aos R$ 350 milhões. Na região, a expectativa também é positiva.

O diretor executivo da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Renato Vargas, acredita que, dessa vez, os lojistas fazem as próprias promoções, diferente do Dia das Mães, considerado o “segundo Natal” do comércio. “A nossa expectativa é sempre a melhor, mas não temos nenhuma promoção da CIC. Quando fazemos isso, temos metas a serem cumpridas”, conta. A instituição deve propor uma nova promoção para o Dia dos Pais, em agosto.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, lembra que além do romantismo da data, há o fator de que cada integrante do casal compra, no mínimo, um presente. Assim, mesmo que os consumidores gastem menos por causa da diminuição do poder de consumo, o gasto deve ficar na média de R$ 280 por casal.

Impulsionadores das compras

Neste ano, o 12 de junho será em um domingo, o que ajuda nas vendas. Isso porque o sábado é sempre o dia de maior movimento nas lojas. Para a gerente de uma loja de calçados na Júlio de Castilhos, Carla Braga, outro impulsionador é a volta das festas e eventos sociais.

“Nos últimos dois anos, todo mundo ficou em casa. Agora, é preciso roupas novas, sapatos novos, o que é sempre um bom presente”, ressalta. Segundo ela, as pessoas estão gastando mais, aproveitando as promoções planejadas para a data e utilizando as redes sociais para fazer encomendas.

Camila Rempel, gerente de uma loja de roupas do centro da cidade, lembra que o frio também anima para as compras. Apesar de ter sido uma semana de vendas razoáveis na loja, a expectativa para o final de semana é grande. “Precisamos lembrar que o Dia dos Namorados nunca é só o presente. Sempre tem algo a mais, seja um jantar ou flores”, pontua.

Menos complementos

Na floricultura do centro de Lajeado, a vendedora Rosângela Lenz percebe que o movimento ainda é tímido. “Talvez seja porque alguns ainda não receberam, mas não recebemos tantos pedidos até agora”, relata. Na loja de decoração da Ana Paula Labres, um movimento diferente chama atenção: “antes as pessoas compravam um pacote de balões de coração. Agora, vendemos em unidades”, afirma. No sorteio feito na rede social da loja, já são mais de mil participantes. Conforme Ana, mesmo que as vendas de flores e demais decoração sejam menores, elas não deixam de ocorrer. A expectativa é que o maior volume de vendas seja no próximo sábado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais