Estudo indica rumos para adequação no plano diretor de Encantado

Planejamento Urbano

Estudo indica rumos para adequação no plano diretor de Encantado

Audiência pública na noite de ontem apresenta detalhes sobre planejamento para ocupação ordenada nos arredores do Cristo Protetor

Por

Estudo indica rumos para adequação no plano diretor de Encantado
Apresentação dos dados à comunidade ocorreu no Centro Administrativo (Foto: Divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A segunda etapa do estudo para desenvolver de forma sustentável a área do monumento do Cristo Protetor foi finalizada ontem. O relatório apresentado pela BSW Ambiental indica 65 ações que envolvem o governo municipal, comunidade e investidores.

As estratégias debatidas ontem em audiência pública destacam a alteração no plano diretor, nova legislação para proteção do patrimônio histórico e cultural, programa que regula o pagamento de serviços ambientais, instalação de unidade de tratamento de resíduos, entre outras iniciativas.

Esse diagnóstico em elaboração desde o ano passado visa reforçar a identidade do complexo do Cristo e atenuar possíveis impactos com a ocupação da área. De acordo com o engenheiro da BSW, Daniel Schmitz, a partir deste momento duas etapas são fundamentais e dependem de ajustes na legislação.

“Finalizamos o trabalho de identificação e sugestões. Agora, cabe ao governo encaminhar projeto de lei para revisar o plano diretor e apresentar propostas de gestão adequadas à nova realidade”, detalha Schmitz.

O engenheiro do BSW também destaca a importância de estabelecer um cronograma para as ações sugeridas. “Isso ainda precisa ser definido, mas é essencial diante do novo contexto que se cria com a finalização das obras no monumento.”

O estudo contratado pelo município traz ainda, as principais características do local. No documento, constam aspectos como acolhimento, espiritualidade, natureza e preservação histórica. Um dos destaques é o “Jardim do Acolhimento” (Confira o vídeo abaixo).


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais