Audiência pública apresenta ações para desenvolver entorno do Cristo Protetor

Turismo no Vale

Audiência pública apresenta ações para desenvolver entorno do Cristo Protetor

Relatório aponta estratégias ao desenvolvimento ordenado e sustentável na área do monumento. Reunião com a comunidade ocorre hoje à noite no Centro Administrativo

Por

Audiência pública apresenta ações para desenvolver entorno do Cristo Protetor
Entre as mudanças previstas, alteração no plano diretor que transforma as áreas rurais de entorno do Cristo em urbanas (Foto: Divulgação)
Encantado

A conclusão do estudo feito pela empresa de gestão ambiental BSW será apresentada em audiência pública hoje às 18h30, no Centro Administrativo. O objetivo é, a partir do trabalho, criar processos para desenvovler de forma sustentável o turismo no município. O evento deve expor as ações pensadas para o entorno do Cristo Protetor, no Morro das Antenas, incluindo alterações no Plano Diretor de Encantado.

LEIA MAIS: “O turismo só terá continuidade quando se tornar política pública”, afirma Charles Rossner

A principal mudança é para áreas rurais próximas ao monumento, que serão transformadas em urbanas. A alteração deve ordenar o surgimento de negócios como restaurantes e hotéis. “Queremos o desenvolvimento, sim, mas de forma organizada”, afirma o prefeito Jonas Calvi.

Na área, não poderão ser construídos prédios com mais de dois andares. Conforme o engenheiro da BSW Ambiental, Daniel Schmitz, são 65 ações, planos e programas para serem implantados, divididos em quatro zonas que incluem as lagoas da Garibaldi e o Cristo Protetor.

O prefeito lembra que, em abril do ano passado, quando os braços e cabeça do Cristo foram colocados, o município estabeleceu um decreto que impediu a retirada de qualquer mata naquela área. O estudo da BSW foi contratado depois disso, com o objetivo não apenas de estudar a fauna e flora e o que deve ser preservado, mas entender a identidade do local.

Na audiência, serão apresentadas soluções para seis áreas principais do prognóstico: plano diretor, cultura, meio ambiente, saneamento básico, turismo e infraestrutura. A etapa do estudo que apresentou o levantamento das características ambientais, resgate histórico e aspectos culturais foi divulgada em agosto do ano passado.

“Queremos que a sociedade consiga sentir a harmonização e o pertencimento do homem no ambiente. Aquele é um ambiente que todos nós fazemos parte, todos nós temos que zelar por isso”, afirma Calvi.

Um novo espaço

Segundo o prefeito, um novo local deve ser anunciado na audiência. A ideia é ter um espaço direcionado ao acolhimento das pessoas, como uma praça, no acesso ao monumento. O nome do local será divulgado na audiência.

Histórico

As lagoas da Garibaldi foram essenciais para o desenvolvimento de Encantado, fornecendo energia elétrica entre os anos 1930 e 1940. Nesse sentido, o estudo orienta também sobre a preservação da fauna e flora.

“Depois do Cristo surgiram outras várias estátuas e monumentos. Mas não dispuramos tamanho. Nenhum vai ser construído como o nosso: durante a pandemia, com UTI lotada, com a comunidade mobilizada, com voluntários”, destaca Calvi.

Primeira etapa do estudo foi apresentada em agosto de 2021


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais