História de artista italiano que morou no Vale vira filme

CULTURA

História de artista italiano que morou no Vale vira filme

Documentário “De Roma para Putinga” terá sessões grátis em em Lajeado, Encantado e Ilópolis

Por

Atualizado quinta-feira,
02 de Maio de 2022 às 17:26

História de artista italiano que morou no Vale vira filme
Maria Fontanive, filha caçula do artista Ângelo Fontanive, deu seu depoimento ao filme (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Ângelo Giovanni Baptista Fontanive viveu no Vale do Taquari a partir do final dos anos 20. Nascido em 1901, no vilarejo de Taibon, na Itália, formou-se pela Escola de Belas Artes de Veneza, em 1926. Considerado “renascentista” pela busca da perfeição na retratação artística, parte para o Brasil em busca de oportunidades.

“De Roma para Putinga” é um documentário média-metragem cineasta Cleber Zerbielli, de Ilópolis, que dedicou 25 anos de sua vida ao estudo da imigração italiana. Convidados e descendentes de Ângelo Fontanive falam sobre o impacto do artista no interior do RS. Fontanive teve 5 filhos: a caçula, Maria, a única ainda viva, também deixou seu depoimento na produção.

O documentário foi lançado em Porto Alegre e será exibido em Lajeado, Encantado, Ilópolis e Tapejara, em sessões com acesso gratuito. A produção também será disponibilizada na íntegra na plataforma do Youtube.

Fontanive reproduziu com fidelidade, em Putinga, Itapuca, Nova Roma do Sul, Vespasiano Corrêa, Colorado, Sarandi, Tapejara e Ilópolis, algumas obras características do período renascentista que até então só podiam ser vistas na própria Itália.

O filme pretende promover o debate histórico nas cidades em que Fontanive produziu suas obras, além de valorizar o patrimônio artístico destas cidades. O trabalho do artista e o “movimento de arte sacra” trazido por ele foi perpetuado por seus alunos ao longo dos anos na região Sul do país.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais