Marcas na mira do Procon

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Marcas na mira do Procon

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O caso do hambúrguer de picanha sem picanha do McDonald’s parece ter provocado uma mudança na atuação dos órgão de proteção ao consumidor em relação às grandes marcas que atuam no mercado Brasileiro. Burger King e Coca-cola entraram na mira do Procon, em ações semelhantes às que retiraram o McPicanha do mercado.

Primeiro foi o Whooper Costela, lanche do Burguer King que, apesar do nome, não tinha carne de costela em sua composição. A empresa foi obrigada a trocar o nome do produto, que passou a se chamar Whopper Paleta Suína. Segunda-feira, foi a vez do Procon-DF determinar a suspensão e a venda do Del Valle Fresh, fabricado pela Coca-Cola. A embalagem tem frutas em destaque, mas a bebida tem apenas 1% de suco de frutas em sua composição. Logo, o rótulo induz ao erro.

Diante de um consumidor cada vez mais informado e preocupado com o que consume, ações de marketing enganosas são péssimas para a imagem das empresas. No Reclame Aqui, o número de reclamações sobre propaganda enganosa triplicou no primeiro trimestre. Uma prática que precisa acabar, seja pela ação dos órgãos regulatórios ou pela qualificação do consumidor.


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