“Vamos diplomar os eleitos, sejam eles quem forem”, afirma ministro do TSE

Eleições 2022

“Vamos diplomar os eleitos, sejam eles quem forem”, afirma ministro do TSE

Carlos Bastide Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em visita ao Rio Grande do Sul, declarou ter convicção de que os resultados das eleições de 2022 serão respeitados

Por

“Vamos diplomar os eleitos, sejam eles quem forem”, afirma ministro do TSE
Ministro ministro Carlos Bastide Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira (6) (Foto: Divulgação/TSE)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após o presidente Jair Bolsonaro voltar a levantar suspeitas, sem apresentar provas, quanto à segurança do sistema eleitoral do país, o ministro Carlos Bastide Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou ter convicção de que os resultados das eleições de 2022 serão respeitados. Na sexta-feira (6), ele participou do 18º Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), em Porto Alegre.

Segundo Horbach o sistema eletrônico de votação brasileiro “está em utilização há mais de 25 anos”, salientando que jamais houve caso de fraude. 

“Existe confiança total de que teremos eleições em outubro e que, até o dia 19 de dezembro, nós vamos diplomar os eleitos, sejam eles quem forem. Isso é algo que, para todos nós, é pacífico. Não há dúvida quanto a esse desfecho no ano de 2022”, assegurou.

Recentemente, Bolsonaro cobrou que o TSE aceite sugestões das Forças Armadas no processo eleitoral. Uma delas, conforme o próprio presidente, seria para que os militares acompanhassem a apuração dos votos, no dia da eleição, fazendo uma espécie de escrutínio paralelo. 

Para Horbach, uma apuração paralela pode ser feita por qualquer pessoa, já que toda urna eletrônica, quando encerra a votação, emite um boletim. 

“Ele é obrigatoriamente afixado na porta da seção eleitoral e tem um QR Code que eu posso fotografar. Isso me dá todos os dados da urna. Até a última eleição, já tinha uma apuração paralela”, explicou. 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais