RS Data completa 19 anos como referência nacional em Segurança do Trabalho

Produzido por Estúdio A

RS Data completa 19 anos como referência nacional em Segurança do Trabalho

Mais do que software responsável pela gestão de dados sobre SST, a empresa criada em Estrela entrega soluções que facilitam a vida dos empresários da região e de todo o Brasil

Apresentado por

Quando o Estado promove uma mudança, quase nunca se pensa nos médios e pequenos empresários – que são a grande maioria dos empreendedores brasileiros. Enquanto isso, o Vale do Taquari conta com uma empresa que há 19 anos – completos no dia 29 de abril – atua para colaborar e facilitar a rotina de trabalho da região: o RS Data, o sistema responsável pela gestão das informações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Prova disso é que Rogério Balbinot, nome à frente do RS Data, foi coordenador do Grupo de Trabalho das empresas Piloto de SST do eSocial, um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), programa que busca unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas de forma totalmente digital. Com mais de 35 anos de experiência no segmento, Balbinot destaca que é essencial olhar com atenção para a segurança do trabalho a fim de se evitar problemas que podem ser onerosos.

“A maior parte dos softwares começam pela medicina, que é importante, mas não o mais assertivo para a realidade do mercado. É preciso, por exemplo, observar os agentes nocivos de um ambiente de trabalho antes de voltar os olhos às soluções, pensar na engenharia antes da medicina, atacar a causa e depois o problema”, explica.

Para isso, mais do que uma planilha a ser preenchida às pressas a fim de cumprir uma obrigatoriedade legal, o dataeSocial é uma plataforma desenvolvida para a gestão que garantirá a qualidade das informações de SST. Por exemplo, se uma empresa solicita a medição do nível de ruídos que os colaboradores são expostos, mais do que apenas chegar a um número, o RS Data busca avaliar o fim que se busca com essa aferição.

“Você precisa avaliar se é por questões de insalubridade, devido a causas trabalhistas; atividade especial, pensando nos aspectos previdenciários; gestão, no sentido de estar adequado às normas atualizadas; conforto acústico ou incômodo dos vizinhos. Esse olhar que constrói soluções é um diferencial que buscamos entregar”, analisa Balbinot.

Crescimento a partir das soluções

Obrigatório desde 2018, o eSocial, a princípio, não muda a legislação. Ele é um projeto de registro de informações do governo, que unifica os dados trabalhistas, previdenciários, fiscais e tributários. Seu objetivo é incentivar as empresas a criar hábitos de gerenciamento de informações obrigatórias ao repositório do eSocial. E na medida que mais empresas buscam esse serviço, mais presente no mercado o RS Data se torna.

A empresa criada em Estrela conta hoje com um portfólio com mais de 700 clientes, inclusive multinacionais. No último ano seu tamanho dobrou, com serviços prestados a companhias que crescem na mesma proporção. É o caso da Rede Mateus, presente no Norte do Brasil e em expansão para o nordeste, que conta com 42 mil funcionários.

Com quase 40 colaboradores e representantes em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o RS Data é uma referência do Vale do Taquari, que tem se expandido por todo o Brasil. “Esse olhar que constrói soluções é um diferencial que buscamos entregar. Ficamos felizes de que nessa trajetória de quase 20 anos estamos ajudando os empresários de todo o Brasil”, conclui.

O que sua empresa ganha com a solução de eSocial para SST

  • Histórico e Status de envio de eventos
  • Central de diagnóstico de inconsistências
  • Planilha de Excel prontas para inserção de dados
  • API Integração com ERPs
  • Mensageria integrada
  • Repositório de Informações no formato de XML

RS Data

Endereço: Rua Paraná, 223 – Bairro dos Estados, Estrela

Telefone: (51) 3720-1016

WhatsApp: (51) 3720-1416

Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h45

[email protected]

@rsdata_sst