Em três meses, Vale registra 23 ocorrências de abigeato

Segurança

Em três meses, Vale registra 23 ocorrências de abigeato

Atuação de quadrilhas no interior preocupa comunidades. Governo gaúcho aprova política de combate aos crimes em áreas rurais, com incentivo para formação de patrulhas agrícolas

Por

Em três meses, Vale registra 23 ocorrências de abigeato
Estrela lançou o programa de Patrulha Rural. Policiais passam por treinamento para atuação nas comunidades. Com lei sancionada nesta semana, Estado espera facilitar parcerias para aumentar presença policial no interior

“Antes morar no interior trazia tranquilidade. Hoje não me sinto mais segura.” A afirmação de Carla Ehrenbrink, de São Jacó, Estrela, significa uma sensação presente em muitos produtores rurais.

Seja pelos furtos e assaltos, como nos crimes de abigeato. Conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, há aumento nos registros de abigeatos nos três primeiros meses deste ano. Ao todo, foram 23 ocorrências no Vale do Taquari. No mesmo período de 2021 foram 19 crimes deste tipo.

Um destes foi na propriedade de Lauro e Vânia Theves, vizinhos de Carla. Foram dois animais carneados na madrugada do 20 para 21 de abril. “Contamos os animais na hora de ir dormir. Pela manhã, meu marido foi até a estrebaria e viu que estavam faltando três. Saímos para procurar e ele encontrou duas carcaças. A vaca, que estava prenha, e o boi de canga.”

O terceiro animal foi encontrado vivo, próximo a divisa com a área de outro vizinho. “Foi uma tristeza. Na noite anterior, inclusive foi avisada a polícia que havia movimento de estranhos. Mas nenhuma viatura veio. Talvez poderia ter sido evitado”, diz Vânia.

O crime tem se valido da dificuldade de cobertura policial e migrado para áreas rurais, analisa o responsável pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), delegado Juliano Stobbe.

De acordo com ele, há também um modo de operação. “O crime de abigeato, infelizmente é de difícil conclusão. São feitos na maioria das vezes à noite, na madrugada, e as quadrilhas vão em locais com diversas rotas de fuga.”

Pela tipificação do delito, explica Stobbe, qualquer furto de animal entra como abigeato. “Se roubarem três galinhas e for feito boletim de ocorrência, passa a ser investigado como abigeato. Esse aumento é motivo de alerta sim, mas temos de analisar caso a caso.”

Outro detalhe com relação a quantidade de animais. Conforme Stobbe, se for uma vaca ou mais, e aconteceu na mesma data e propriedade, é feito um boletim. “Hoje a maior investigação em andamento na delegacia é o abigeato de 16 animais em uma propriedade no bairro Conventos, em Lajeado. Crime que aconteceu no início de março.”

As cidades do Vale com mais ocorrências deste tipo no ano são Estrela, Cruzeiro do Sul, Taquari, Bom Retiro do Sul e Boqueirão do Leão. Todas com três casos em investigação.

Medo de assaltos

O maior trauma da família de Carla Ehrenbrink foi em 2016. Naquele ano, a residência foi invadida por um grupo armado. Os moradores foram feitos refém. Depois do episódio, ficou o trauma. A família Ehrenbrink mora próximo a divisa com Teutônia. Naquela mesma noite, houve ainda outros dois assaltos a propriedades vizinhas.

“Nos sentimos desamparados. Mantemos contatos com a polícia, avisamos sobre movimentos estranhos, mas nem sempre a viatura é deslocada para cá.”

Em Estrela foi lançada no dia 13 de abril a Patrulha Rural. A equipe tem três policiais com um veículo próprio para o interior. Os policiais receberam treinamento, inclusive com aulas no dialeto alemão.

Agora os agentes visitam propriedades rurais para cadastrar moradores. As informações serão repassadas para um software para facilitar a localização de cada residência. Esse modelo existe em outras regiões gaúchas, como na serra e no noroeste gaúcho. No Vale do Taquari, Estrela é o primeiro município a implantar o serviço.

Nova lei

O governador Ranolfo Vieira Jr. sancionou nessa quinta feira a lei que institui a política de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. De autoria do deputado Tenente-coronel Zucco e subscrito pelos deputados Sérgio Turra e Edson Brum, o texto facilita a adoção de programas e ações integradas para segurança às comunidades do interior.

Com isso, o Rio Grande do Sul passa a ser o primeiro estado da federação com uma legislação específica deste tipo. A nova regra permite convênios entre poder público e organizações privadas para investimentos em patrulhas agrícolas e também autoriza a nomeação de militares da reserva para operações especializadas.

Números

  • Nos três primeiros meses deste ano, foram 23 registros de abigeato
  • No mesmo período de 2021, houve 19 casos
  • Em todo o ano passado, a polícia teve 97 notificações

Por cidade

TRÊS OCORRÊNCIAS
Estrela; Taquari; Bom Retiro do Sul; Cruzeiro do Sul; e, Boqueirão do Leão.

UMA OCORRÊNCIA
Anta Gorda; Doutor Ricardo; Encantado; Fazenda Vilanova; Lajeado; Pouso Novo; Progresso; e Relvado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais