O sonho que parecia distante já é realidade

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

O sonho que parecia distante já é realidade

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Investimentos na área turística regional ocorrem por todo lado. São poucos – ou nenhum – os municípios que não têm algum empreendimento surgindo no campo do turismo. Construções de chalés, pousadas, mirantes, restaurantes, bares e monumentos se espalham por todos os municípios do Vale. A maioria, com investidores locais. Pessoas que percebem a oportunidade a partir das perspectivas turísticas à região. E não por menos.

Em Imigrante, por exemplo, Silvane Caio estreou no último fim de semana um café colonial com a cara da gastronomia regional. Soube atrair até a Cascata das Orquídeas parte das 10 mil pessoas que acompanharam as encenações da Paixão de Cristo na cidade. Ela transformou a propriedade dos pais, meses atrás resumida em potreiros e lavouras, num parque de encher os olhos, com casa de festas, café colonial e museu, tudo em meio a um cenário verde, decorado com orquídeas.

Trilha com caminhadas contemplativas que levam até duas cascatas formam um cenário típico da geografia e da cultura do Vale do Taquari. Aquilo que até pouco atrás parecia apenas um sonho distante, aos poucos, se transforma numa rentável e viável realidade.


A propósito

O parque Cascata das Orquídeas será palco do Seminário do Turismo Rural, programado para o dia 27 deste mês. Será uma grande oportunidade para quem tem interesse em empreender nesta área, mas carece de mais e melhores informações a respeito. Fato é: investir em turismo no Vale do Taquari já é um grande negócio. E será cada vez mais.


Empresas para pessoas. Pessoas para empresas

No dia 2 de maio, o Grupo A Hora, em parceria com o governo de Lajeado, apresenta o resultado da pesquisa do projeto “Rumo, o Futuro da Mão de Obra na região”. Desde outubro do ano passado, foram ouvidos 600 estudantes e 300 empresários do Vale do Taquari, no sentido de detectar as principais carências, oportunidades e desafios do mercado de trabalho regional. Trata-se de um estudo científico inédito para a região, que se soma à constante queixa sobre a insuficiência de mão de obra em todos os setores do mercado.

Além de apresentação detalhada das pesquisas com os estudantes e os empresários, o seminário que está marcado para o teatro do Ceat (vagas limitadas, com inscrições antecipadas), traz um painel cujo tema será: “Empresas para Pessoas. Pessoas para Empresas”. Afinal, os resultados de ambas as pesquisas indicam que o comportamento, a falta de comprometimento, a indisciplina, a incerteza, a pressa e tantas outras coisas afetam a relação das empresas com os potenciais trabalhadores e vice-versa.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais