Lajeado projeta novo posto  para o bairro São Cristóvão

INVESTIMENTO

Lajeado projeta novo posto para o bairro São Cristóvão

Secretaria da Saúde alega que atual unidade possui difícil acesso

Por

Atualizado sexta-feira,
25 de Março de 2022 às 11:38

Lajeado projeta novo posto  para o bairro São Cristóvão
Município faz estudo de viabilidade do local para construção do posto. Crédito: Júlia da Cunha
Lajeado

Um novo posto de saúde deve ser construído no Bairro São Cristóvão. Pelo projeto, ficará na na esquina das ruas Coelho Neto e Dr. Roberto Fleischhut, em uma área que já pertence ao município, em frente à Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil).

O tema foi tratado nessa segunda-feira, em reunião entre as secretarias de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) e da Saúde (Sesa). A próxima etapa é o estudo de viabilidade, a ser feito por arquitetos da Seplan. O orçamento da construção ainda não está definido, mas os valores serão retirados do caixa municipal e da venda do terreno do atual posto.

Sobre o terreno, existe uma rede elétrica de média tensão, que pode dificultar a construção. O estudo deve ser enviado, em algumas semanas, para avaliação da Sesa.

O secretário da Saúde, Cláudio Klein, afirma que o novo local foi pensado pois a unidade de saúde atual está em uma localização de difícil acesso. “É um terreno com um declive muito grande”, explica. O prédio precisaria passar por uma grande reforma.

Klein afirma que o Ministério da Saúde tem critérios específicos para a construção de um novo posto. Por isso, o projeto já foi estruturado baseado na legislação e complexidade dos atendimentos.
“Queremos desenvolver todo o processo e começar a obra ainda neste ano”, diz o secretário.

Obras previstas

Klein também comenta que o prefeito Marcelo Caumo aprovou em reunião, além da construção da nova unidade no Bairro São Cristóvão, a reforma e construção de postos em mais três bairros da cidade.

A unidade básica de saúde no Bairro Montanha será contemplada com uma grande reforma. O posto de saúde do Bairro Olarias também deve ser ampliado.

Já ao Bairro Conventos, existe o estudo para a construção de um novo posto, que será bem maior que o atual, segundo Klein. “Lá a demanda é crescente e a expectativa é que o bairro cresça ainda mais”, analisa.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais