Consumo de bens industriais recua 2,3% em janeiro

Economia

Consumo de bens industriais recua 2,3% em janeiro

Informação do Ipea aponta queda, após alta de 1,1% em dezembro

Por

Consumo de bens industriais recua 2,3% em janeiro
Indústrias, fábricas,Confecção Cobra D'agua,Confecção de roupas (Foto: Miguel ângelo/CNI)

O Indicador de Consumo Aparente de Bens Industriais recuou 2,3% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. A queda aconteceu após dezembro ter registrado alta de 1,1%. A informação foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (24).

Segundo o indicador do Ipea, a produção brasileira voltada ao consumo nacional recuou 2,2%. A demanda interna por bens da indústria de transformação caiu 3,2%, enquanto o crescimento da extrativa mineral foi de 0,6%.

Apenas três dos 22 segmentos da indústria pesquisados tiveram aumento no período. O segmento de outros equipamentos de transporte apresentou o pior resultado, com recuo de 23,6%. Por outro lado, o destaque positivo foi o segmento de petróleo e derivados, que teve alta de 2%.

Enquanto isso, a importação de bens industriais caiu 2,4% de dezembro para janeiro, segundo a pesquisa divulgada hoje.

O consumo aparente de bens industriais recuou 7,7% na comparação com janeiro de 2021 e 3,8% no trimestre encerrado em janeiro de 2022. No acumulado de 12 meses, no entanto, o indicador apresentou alta de 6,6%, com crescimentos de 2,7% dos bens nacionais e de 25,8% de bens importados.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais